1
resposta

Microsserviço X SOA

Desculpa insistir, mas é que não vem a resposta de forma instantânea e sou ansioso : )

Até agora tudo que foi apresentado de padrões e conceitos são idênticos com os padrões e os conceitos de SOA (as vezes só com o nome diferente).

  • Gateway (agregador) = Serviço Composto

  • Serviço de Domínio = Serviços de Dados

  • Serviço de Negócio = Serviço de Negócio

A história de pegar um sistema monólito e quebrar em serviços, Orquestração de serviços, Coreografia de serviços.

Importante, SOA não preconiza qual tecnologia devo implementar o serviço, então posso usar Rest, RPC, SOAP, chamada HTTP direta, FTP ...

Não consigo entender qual é a diferença

Estou anexando uma imagem que tem os tipos de serviço preconizado por SOA

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Alexandre, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Microsserviços são unidades independentes e especializadas que executam funções específicas, enquanto na SOA, os serviços são mais abrangentes e podem abranger várias funcionalidades. Essas diferenças refletem a ênfase na modularidade e independência dos microsserviços, enquanto a SOA busca uma visão mais holística e reutilizável das funcionalidades.

Te enviei uma resposta na sua primeira postagem com mais detalhes sobre as diferenças, assim como artigos que irão contribuir ainda mais no seu aprendizado sobre as diferenças entre microsserviço e SOA. Para acessar a resposta, basta clicar no link abaixo:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software