1
resposta

Microsserviço x SOA

Na prática, qual a diferença entre microsserviço e SOA? Essas classificações e os conceitos apresentados até agora, não vi diferença entre o serviço do microsserviço e o serviço de SOA.

Obrigado

1 resposta

Olá Alexandre, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Microsserviços e SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) são abordagens arquiteturais para o desenvolvimento de sistemas distribuídos, mas existem algumas diferenças entre eles.

Em um modelo de microsserviços, o sistema é dividido em componentes menores e independentes chamados microsserviços. Cada microsserviço é responsável por uma função específica e pode ser desenvolvido, implantado e dimensionado independentemente dos outros. Os microsserviços são geralmente leves e podem ser escritos em diferentes linguagens de programação. Eles se comunicam entre si por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) e geralmente são executados em contêineres. A ideia principal é quebrar um sistema em partes menores e independentes, facilitando a escalabilidade e a manutenção.

Por outro lado, a SOA é uma abordagem mais ampla que se concentra em criar sistemas através da composição de serviços reutilizáveis. Em uma arquitetura SOA, os serviços são componentes de software que fornecem funcionalidades específicas e são expostos por meio de interfaces padronizadas. Esses serviços podem ser reutilizados em vários aplicativos e podem ser implantados em diferentes plataformas. A SOA enfatiza a interoperabilidade entre sistemas e a capacidade de compor serviços para atender a necessidades empresariais específicas.

Resumindo, enquanto os microsserviços se concentram na divisão de um sistema em partes menores e independentes para facilitar a escalabilidade e a manutenção, a SOA é uma abordagem mais ampla que visa criar sistemas através da composição de serviços reutilizáveis, promovendo a interoperabilidade entre sistemas.

Para aprimorar ainda mais o seu aprendizado sobre as diferenças entre Microsserviços e SOA, deixo como recomendação de leitura os artigos apresentados abaixo, que abordam com detalhes as diferenças entre os dois tipos de arquiteturas:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software