Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Microfones

Sobre os microfones de celular, eles podem ser como um 'Quebra Galho'?

2 respostas

Olá, Sarah, como vai?

Sim, os microfones de celular podem funcionar muito bem como um quebra-galho, principalmente em produções mais simples, gravações para redes sociais, entrevistas rápidas ou quando não há acesso a equipamentos dedicados.

A qualidade vai depender bastante do modelo do celular e do ambiente de gravação. Em um local silencioso, próximo da pessoa que está falando, o resultado costuma ser satisfatório. Já em ambientes com muito vento, trânsito ou conversas ao redor, o microfone do celular tende a captar mais ruídos indesejados.

Por exemplo, se você estiver gravando um depoimento dentro de uma sala silenciosa e posicionar o celular próximo ao entrevistado, o áudio pode ficar bastante utilizável. Por outro lado, em uma praça movimentada, um microfone de lapela ou um shotgun provavelmente entregará um resultado mais limpo.

Atualmente também existem microfones de lapela específicos para smartphones, que costumam ser uma alternativa interessante para melhorar a qualidade do áudio sem exigir um investimento muito alto.

No audiovisual, é comum dizer que um áudio claro é mais importante do que uma imagem perfeita. Por isso, sempre que possível, vale a pena utilizar um microfone dedicado. Ainda assim, o microfone do celular pode ser uma solução válida em situações de emergência ou para projetos com orçamento reduzido.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Depende muito!

Se você estiver gravando um conteúdo para uma rede social (como Instagram, YouTube Shorts ou TikTok), pode sim. Inclusive, quando estou gravando dentro de casa, eu uso apenas o meu celular para produzir conteúdo para essas três redes que citei, e super dá certo. Até porque, o formato dessas redes realmente valorizam vídeos mais espontâneos, com menos edições e mais cara de "natural".

Se você estiver gravando um vídeo um pouco mais longo para o YouTube, eu diria que vai depender da proposta do seu vídeo. É, por exemplo, um documentário, um cover de uma música ou uma entrevista? Eu recomendaria o uso de um microfone. Mas e se for um vídeo ao ar livre, como o vlog de uma viagem... Aí você pode usar o celular, tranquilamente.

O uso do microfone profissional em todas as ocasiões não é totalmente necessário, vai depender até das condições financeiras do produtor de conteúdo. Se você está começando a produzir conteúdo agora, eu não recomendo que você gaste dinheiro comprando um microfone logo de cara. Como criadora de conteúdo, eu comecei comprando luzes de led para gravar meus vídeos. Depois passei a me preocupar mais com o cenário onde eu gravava. E só então eu comprei um microfone de lapela.

Mas como eu disse antes, eu geralmente gravo na minha casa, dentro do meu quarto, e meus conteúdos falando são produzidos em menor quantidade. Essa foi a minha realidade, mas para que eu chegasse em tal ordem, eu precisei avaliar as minhas próprias condições e definir o que era prioridade para mim ou não. Recomendo grandemente que você também faça isso!