1
resposta

Meus comentários!

Inicialmente, nos meus cálculos, eu acreditava que a alternativa correta seria a letra "d" pelos seguintes motivos. A Petpark faz uma afirmação pontual: “90% dos clientes estão satisfeitos”. Em testes de hipóteses, afirmações pontuais devem ser colocadas na hipótese nula. Como não há indicação de direção (maior ou menor que 90%), o teste apropriado é bilateral (bicaudal), a meu ver. A formulação correta é, portanto:
H₀: p=0,90
H₁: p≠0,90
O procedimento adequado envolve: (i) Calcular a proporção amostral de clientes satisfeitos (p ̂); (ii) Aplicar um teste z para proporção (usando a aproximação normal); (iii) Verificar o valor p (ou comparar com o valor crítico a 5%); (iv) Complementarmente, avaliar o intervalo de confiança para verificar se 0,90 pertence ou não a esse intervalo.

Por que as demais alternativas estariam incorretas na minha visão?
(A) Impõe um teste unilateral sem justificativa e não reflete a alegação original.
(B) Reformula o problema em termos de insatisfação e usa lógica estatística incorreta (“aceitar H₀”).
(C) Inverte o sentido das hipóteses e confunde proporção com média.

1 resposta

Oi, Sergio! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Sua linha de raciocínio está bem estruturada e alinhada com a lógica dos testes de hipóteses: você identificou corretamente que a afirmação é pontual e, por isso, faz sentido colocá-la em H₀, além de justificar o uso do teste bicaudal por não haver direção definida. Sua análise das alternativas também mostra um bom entendimento conceitual.

Siga nesse caminho de sempre justificar cada escolha estatística, isso fortalece muito sua interpretação. Dica: ao lidar com proporções, além do p-valor, valide também as condições de aplicação do teste z (np e n(1-p) maiores que 5), isso garante que a aproximação normal seja adequada e deixa sua análise ainda mais completa.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!