1
resposta

Meu Xampp não inicia o Apache nem o MySQL

Seguindo o passo a passo descrito no vídeo, meu Xampp não inicia o Apache nem o MySQL Apresenta mensagem de erro e não inicia. O que posso fazer para corrigir? Já procurei alternativas na internet porém nenhuma delas solucionou. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi

Esse erro indica que a porta 3306, que é a porta padrão para o MySQL, está sendo usada por outro processo. Isso pode acontecer se você já tiver outro serviço MySQL em execução ou se outra aplicação estiver utilizando essa porta.

Aqui estão algumas sugestões para resolver esse problema:

1. Verificar se há outros serviços utilizando a porta 3306:

Você pode usar o Prompt de Comando (ou Terminal, se estiver usando Linux/Mac) para verificar quais processos estão utilizando a porta 3306. Execute o seguinte comando:

netstat -ano | find "3306"

Isso mostrará o PID (Identificador de Processo) associado à porta 3306. Anote o PID.

2. Identificar e encerrar o processo associado à porta 3306:

Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e vá para a guia "Detalhes". Localize o processo com o PID identificado anteriormente e encerre-o.

3. Verificar se há outra instância do MySQL em execução:

Certifique-se de que não há outra instância do MySQL em execução no seu sistema. Se houver, encerre-a.

4. Reconfigurar o MySQL para usar uma porta diferente:

Se você não conseguir liberar a porta 3306, pode ser necessário configurar o MySQL para usar uma porta diferente. Abra o arquivo de configuração do MySQL (geralmente chamado de my.ini ou my.cnf), que geralmente está localizado na pasta xampp/mysql/bin. Procure a linha que contém o número da porta (geralmente 3306) e altere para uma porta diferente, como 3307.

5. Reiniciar o XAMPP:

Após realizar as alterações, reinicie o XAMPP e veja se o problema persiste.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software