Gostaria de saber se meu diagrama esta correto?
Gostaria de saber se meu diagrama esta correto?
Oi, Ulisses! Tudo certo por aí?
Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.
Parabéns pelo desenvolvimento do modelo conceitual!
Existem alguns pontos para analisarmos, vamos vê-los mais de perto?
1 - Entre as entidades Produto
e Aluguel
, temos uma entidade associativa. Contudo, ela tem como objetivo solucionar o “problema” da cardinalidade de muitos para muitos (M:N), como não há essa cardinalidade nesse ponto, podemos alterar para um relacionamento comum chamado Pertence
;
2 - A venda, na maioria das vezes, pode ser interpretada como um fenômeno do mundo real e, além disso, relaciona-se diretamente com o cliente e com o produto. Uma sugestão a ser implementada no seu diagrama é conectar esses três itens (venda, clientes e produto) criando um relacionamento chamado Compra
, o qual substituirá a entidade Venda
.
3 - Além disso, a entidade Aluguel
se relaciona com a entidade Descrição
. Quando pensamos na modelagem de um banco de dados, a ideia de “Descrição” é vista como uma característica de determinada entidade. As características, geralmente, são expressas em formato de atributos. Logo, podemos criar um atributo chamado Descricao
na entidade Aluguel
.
Com as sugestões, chegaríamos neste resultado:
De maneira geral, temos que:
Por fim, vi que você criou um relacionamento chamado Interesse
. Embora ele não esteja no diagrama acima, é uma ideia bem bacana mantê-lo em sua modelagem!
Ulisses, sinta-se livre para adicionar ou não as minhas ideias no seu diagrama. Durante a modelagem de banco de dados, existem diferentes maneiras de solucionar a mesma questão!
Continue assim que você vai longe! Se surgir alguma dúvida, fico à disposição.
Forte abraço e até mais.