Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Meu terminal não conectou com o Visual Studio Code?

Dou os comandos no terminal:

node -v, ele retorna Uncaught ReferenceError: node is not defined,

clear, Uncaught ReferenceError: clear is not defined

node .\1-meuPrimeiroPrograma.js, Uncaught SyntaxError: Invalid or unexpected token

Isso significa que ele não conectou? O que está errado?

7 respostas

Bom dia, Cristiano. Tudo bem?

Pelo erro que aparece Uncaught ReferenceError: clear is not defined, é possível notar que o Node já está instalado. O erro está em localizar a pasta. Uncaught SyntaxError: Invalid or unexpected token

Tenta fechar e abrir o Power Shell, e não escrever node, ou node -v, mas sim localizar direto a pasta.

Como por exemplo cd .\CaminhodaPasta\Documentos\suaPasta

Uma boa dica para saber se está escrevendo o caminho corretamente é escrever apenas uma parte, como exemplo: cd .\Cae apertar a tecla "tab", se estiver correto, o PowerShell vai completar para você com cd.\CaminhodaPasta\, e assim você pode ir completando até chegar na sua pasta.

Me conta se conseguiu dessa maneira?

Olá Luan tudo bem? Espero que sim!

Obrigado pela atenção, eu uso Mac, tentei da maneira que voce me passou, mas ainda não deu certo, novamente, obrigado pela ajuda.

Olá, Cristiano. Tudo bem sim!

De nada! A vantagem de usar o Power Shell é que os comandos são os mesmos, independente do sistema operacional.

O comando cd é utilizado para encontrar e trocar pastas.

Uma dica, para ajudar a localizar o arquivo, coloca ele no seu desktop(Área de Trabalho). Por exemplo, o nome do meu arquivo é "index.html", o caminho dele no meu computador ficou cd '.\OneDrive\Área de Trabalho\ (Depois aperto enter)

E então, para ativar o node eu escrevo da seguinte maneira node .\index.html (e então aperto enter) e pronto.

Para conferir se está na pasta desejada, você pode utilizar o comando ls, que traz todos os arquivos da pasta na qual você se encontra.

Depois me conta se agora foi?

Fico no aguardo!

Olá Luan! Tudo bem?

No Mac faz assim também? Aqui não funcionou, me desculpe o incômodo...

solução!

Tudo bem também, obrigado por perguntar!

Sim, no MAC os comandos são iguas quando utilizando o Power Shell, se utilizar o terminal, os comandos são diferentes. Tenta reinstalar o Node nesse link https://nodejs.org/en/download/ pode ter ocorrido algum erro na instalação.

Uma outra questão também, é sobre o início do caminho para localizar a pasta, em alguns computadores começam a partir do .\OneDrive\, em outros da .\Área de Trabalho ou .\Documentos, depende do local do arquivo.

Me conta se reinstalando funcionou?

Aguardo seu retorno!

Olá Luan como está? Espero que bem!

Me desulpe a demora na resposta, correrias do dia-a-dia, mas agora de volta aos estudos!

Finalmente, deu certo, muito obrigado pela grande ajuda e atenção.

Novamente muito obrigado e bons estudos.

Bons estudos!!

Tudo bem sim! Que bom que deu certo! Precisando de algo, só falar! Abraços e bons estudos igualmente!