Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Meu resultado

Olá, apesar de ainda ter bastante dificuldade em implementar as ideias usando o código por estar aprendendo do zero, tive a ideia de uma o ${} para chamar o ingresso sem ter que construir as 3 partes do código individualmente, assim como vi em outro exercício pra nomes em alerts. Com a ajuda da Luri consegui desenvolver um resultado bem menor.

Tenho uma dúvida: como diferenciar a hora de usar o .value e o .textContent apenas observando o HTML? Senti falta disso nas aulas iniciais. Sei que a ideia é ir aprendendo e fazendo, mas fica um pouco complicado algumas vezes. No mais, grato pela didática, está excelente.

function comprar() {
    let ingressoEscolhido = document.getElementById('tipo-ingresso').value;
    let quantidade = parseInt(document.getElementById('qtd').value);
    let idQuantIngresso = `qtd-${ingressoEscolhido}`;
    let quantidadeTipoIngresso = parseInt(document.getElementById(idQuantIngresso).textContent);

if (quantidade > quantidadeTipoIngresso) {
        alert(`Quantidade indisponível para tipo ${ingressoEscolhido}`);
    } else {
        quantidadeTipoIngresso -= quantidade ;
        document.getElementById(idQuantIngresso).textContent = quantidadeTipoIngresso.toString();
        alert('Compra realizada com sucesso!');
 quantidade = 0;
        }}
1 resposta
solução!

Oi, Vicente! Como você está?

Parabéns pela solução que você encontrou! Seu código ficou com a lógica bem organizada e eficaz, além de bastante assertivo.

Em relação a sua dúvida: textContent pega o conteúdo da tag: o texto que está entre a abertura e o fechamento de tags de estruturação, assim:

<p>Esse texto dentro da tag parágrafo</p>

Já o value retorna valores que são atributos de tags. Para valor de inputs, por exemplo, o correto é o uso de value:

<input type="text" value="Esse texto dentro da tag input"/>

Espero que tenha ficado mais claro! É super normal confundir esses dois métodos, e também encontrar alguns momentos mais complicados no aprendizado. Esses momentos são quando os maiores saltos acontecem.

Abraços! Conte com o fórum sempre que tiver dúvidas.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!