Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Meu programa não compila

Criei um função no meu programa que tem por finalidade calcular o saldo da conta de um funcionário de acordo com os meses que ele recebeu:

Ou seja. Saldo = 100. Salario = 50. Em dois meses ele fica com 200 de Saldo.

Porém quando tento compilar ele dá erro na Classe Operacoes na execução da função. Por que?

Essa é a mensagem do Erro:

C:\Users\Matheus\Desktop>javac sistemabanco.java sistemabanco.java:75: error: cannot find symbol recebimentoEmMeses(4); ^ symbol: method recebimentoEmMeses(int) location: class Operacoes 1 error

Segue o Programa abaixo:

class Usuario {

String nome; Data dataDeNascimento; String cpf; double saldo; String numeroDaConta; double salario;

void recebimentoEmMeses(int meses){

this.saldo += this.salario * meses;

} }

class Data{

int dia; int mes; int ano;

void entraData(int dia, int mes, int ano){

this.dia = dia; this.mes = mes; this.ano = ano;

}

String escreveData(){

return this.dia + "/" + this.mes + "/" + this.ano; } }

class Operacoes {

public static void main(String[] args) {

Usuario joao = new Usuario();

joao.saldo = 100; joao.salario= 50;

recebimentoEmMeses(4); System.out.println(joao.salario);

}}

2 respostas
solução!

Boa noite Matheus, me parece que o problema esta na chamada do método "recebimentoEmMeses(4);"

O método recebimentoEmMeses esta dentro da classe usuário, sendo assim para chamar este método é necessário utilizar a instância do Usuario que você criou com nome de joao.

Estou no tablet não pude testar mas se você trocar por joao.recebimentoEmMeses(4) deve funcionar.

Espero ter ajudado.

Valeu meu, deu certo sim. Tinha mais um probleminha no final mas foi erro meu. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software