1
resposta

Meu primeiro jogo - Tennis Royale

Inicie o jogo apertando a barra de ESPAÇO.

Use as setas para cima (⬆) e para baixo (⬇) para mover a raquete.

por: William Borgmann

https://scratch.mit.edu/projects/571414617

Gostaria de agradecer à plataforma Alura e ao Professor Guilherme Lima por essa aula muito divertida que me fez virar a madrugada fuçando essa ferramenta. Foi o primeiro jogo que eu fiz na vida, apesar de não ter conseguido deixar perfeitamente da maneira que gostaria, valeu muito a pena.

No meio do caminho eu tive a ideia de mudar a temática do jogo para o Tênis. A arte foi feita por mim no Photoshop, usando como base uma quadra de tênis. Criei um fundo verde e demarquei as linhas da quadra, em seguida eu acrescentei um padrão de grama sob a imagem, dentro da resolução máxima permitida pelo game. Feito isso, decidi criar a bola de tênis, porém descobri no decorrer do processo que já havia um modelo disponível dentro do próprio site, facilitando mais ainda. Também tive a ideia de trocar o modelo das raquetes por raquetes de tênis reais, mas notei que não ficaria muito bom visualmente, ao menos dentro das minhas limitações no Photoshop. Em seguida eu pensei em acrescentar um Menu, pois não gostei da ideia de começar o game tão rápido. Eu não sabia como fazer esse Menu, porém eu fui fuçando e seguindo a lógica da ferramenta, assim consegui descobrir uma maneira de acrescentá-lo. Tudo o que eu fiz foi, em vez de dar início ao jogo através do clique na bandeira verde, coloquei para dar início na barra de ESPAÇO dentro do menu do jogo, menu esse que também criei no Photoshop, dando o nome do jogo de Tennis Royale (Foi o que me veio a cabeça kkkk). Em relação à trilha sonora do game, eu arrumei um loop de um site gratuito chamado Looperman (créditos ao TheDarkFlameMaster). Eu tinha em mente deixar a música tocar apenas no menu, porém eu tentei de várias maneiras mas não consegui fazer com que ela parasse de tocar a partir do momento em que eu desse Play no jogo ou a partir do momento em que o segundo Cenário entrasse :( .

Enfim foram essas as modificações que fiz de maneira independente baseado no que o professor ensinou na aula.

Observações: Gostaria de ter colocado um fim para o jogo, algo como zerar o placar a partir do momento em que VOCÊ ou o ADVERSÁRIO atinge uma determinada pontuação, mas também não conseguir achar alguma outra maneira para dar continuidade a essa ideia.

Mais uma vez, agradeço pelo aprendizado. É a minha primeira vez aprendendo a programar e estou gostando bastante.

Obrigado!

1 resposta

Achei muito legal seu game, amigo!