1
resposta

Meu Plano de Estudos

Usei o prompt sugerido com as 10 perguntas para montar minha rotina de estudos.
**Resultado do GPT:**Ótimo, Carolina! Com base nas suas respostas, aqui está uma análise do seu estilo de aprendizagem predominante:

Você apresenta uma preferência equilibrada entre o estilo Visual e Auditivo, com leve inclinação para esses dois canais combinados.
Após o resultado do meu estilo, usei o segundo prompt descrevendo minha rotina e escrevi "com base nos resultados apresentados anteriormente e nas informações acima, monte um plano de aprendizado para mim".

O resultado levou em consideração algumas informações que havia escrito no prompt, como minha formação em moda e minha rotina na minha loja. Então enviei um terceiro prompt pedindo para refazer o plano levando em consideração os cursos de formação em IA no Alura, conforme abaixo:
Prompt 3: agora crie um plano de estudos completo com as os cursos mencionados abaixo, considerando que o estudo será realizado dentro da minha escala de trabalho nas seguintes datas e horários:
06/08 das 14h30 às 16h30
13/08 das 14h30 às 16h30
20/08 das 14h30 às 16h30
03/08 das 14h30 às 16h30
19/08 das 16h30 às 18h
02/09 das 16h30 às 17h30
09/09 das 16h30 às 18h
10/09 das 14h30 às 16h30
16/09 das 16h30 às 18h
17/09 das 14h30 às 16h30
24/09 das 14h30 às 16h30
cursos que farão parte da formação pela plataforma Alura:
Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT
ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações
Gestão do Conhecimento: otimize a busca e a organização de informações com IA
ChatGPT: otimizando a qualidade dos resultados
IA: explorando o potencial da inteligência artificial generativa
Copywriting: criando textos persuasivos com Inteligência Artificial
Inteligência Artificial: campanhas de Marketing Digital

Resultado GPT: Com base nas datas e horários disponíveis e nos 7 cursos da Alura listados, organizei um plano de estudos prático e estratégico, respeitando seu ritmo e estilo de aprendizagem (visual + auditivo). Cada sessão terá entre 1h e 2h de foco, com metas específicas para otimizar seu tempo.

06/08-14h30 – 16h30:
curso: Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT
Meta: Início do curso + aplicar as sugestões no seu próprio planejamento de estudos (como este!)

13/08- 14h30- 16h30:
curso: ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações
Meta: Concluir o curso e testar pelo menos 2 comandos reais no ChatGPT para uso docente ou pessoal

20/08- 14h30- 16h30:
curso: Gestão do Conhecimento: otimize a busca e a organização de informações com IA
Meta: Ver como usar IA para organizar referências de aula, moda e materiais do Senac

02/09- 16h30 – 17h30:
Curso: Copywriting: criando textos persuasivos com Inteligência Artificial
Meta: Módulo introdutório + criar um rascunho de legenda ou post para a loja ou Senac usando IA

03/09- 14h30 – 16h30
curso: ChatGPT: otimizando a qualidade dos resultados
Meta: Aprender sobre prompts avançados + criar um guia de comandos úteis para sua atuação como docente

09/09- 16h30-18h
curso: Copywriting: criando textos persuasivos com IA (continuação)
Meta: Finalizar o curso + aplicar copywriting em conteúdo real: e-mail, post, release etc.

10/09- 14h30-16h30
Curso: IA: campanhas de Marketing Digital
Meta: Módulo 1 a 3 + rascunhar uma ideia de campanha para o brechó usando IA

16/09- 16h30 – 18h:
Curos: IA: campanhas de Marketing Digital (continuação)
Meta: Concluir o curso + simular uma campanha de marketing (ex: Instagram Ads)

17/09- 14h30 – 16h30:
Sessão de Revisão + Aplicações práticas Revisar os 3 cursos mais relevantes + aplicar em sala de aula ou redes sociais

19/09- 16h30-18h
curso: IA: explorando o potencial da inteligência artificial generativa
Meta: Começar esse curso com foco em entender aplicações gerais e de criação com IA

24/09-14h30 – 16h30:
Sessão Final: Organização do conhecimento + Certificados
Organizar certificados, atualizar portfólio e planejar próxima formação com IA e ensino

Dicas rápidas para aproveitar ao máximo:
Durante os cursos, use fones de ouvido para manter o foco auditivo.

Anote visualmente os aprendizados em um caderno ou mapa mental (use o Miro ou Canva).

Aplique imediatamente o que aprendeu: seja em uma aula, legenda de post, organização de conteúdo, etc.

Se não conseguir assistir tudo em uma sessão, continue da próxima vez, mantendo a lógica do plano

1 resposta

Olá, Ana, como vai?

Seu plano de estudos ficou muito bem estruturado, contemplando tanto a sequência lógica dos cursos quanto a aplicação prática logo após o aprendizado. Gostei especialmente da inclusão de metas específicas para cada encontro, pois isso facilita o acompanhamento do progresso e mantém a motivação.

Uma dica adicional seria, ao final de cada sessão, registrar rapidamente os principais aprendizados e anotar possíveis ideias para aplicar no dia seguinte, o que ajuda na retenção e no uso imediato do conteúdo.

Continue compartilhando seus avanços, o fórum está à disposição para acompanhar seu desenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!