1
resposta

Meu placar não esta contabilizando

Bom dia, professor! Tudo bem?

Quando a bolinha bate diretamente no eixo x, na parte superior da raquete do oponente, não contabiliza os meus pontos. Somente contabiliza quando a bolinha bate na quina da tela dos eixos y e x. O que pode estar acontecendo?

Abaixo segue o meu código.

Obs: O tamanho da minha tela é 590 e por isso eu coloquei > 580 e eu criei variáveis para os text, por isso não aparece os números.

function incluiPlacar(){
  fill(255);
  text(meusPontos, xMeusPontos, yMeusPontos);
  text(pontosOponente, xPontosOponente, yPontosOponente);
}

function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 580){
    meusPontos += 1;
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosOponente += 1;
  }
}

Desde já agardeço

1 resposta

Oiê Rogério, tudo bem?

Agradeço por esperar um retorno nosso!

Isso pode ocorrer devido ao tamanho da bolinha, que caso não esteja nas mesmas proporções apresentadas em aula, pode ocorrer conflitos que afetam a sensibilidade dela ao toque da raquete. Vale ressaltar que qualquer valor que modificamos, precisamos também refazer alguns cálculos para que as dimensões fiquem equivalentes e proporcionais ao jogo que criamos. Esses valores de cálculo, em muitos casos serão descobertos com base em tentativa e erro.

No entanto, na função marcaPontos() o que você pode fazer para tentar uma aderência e sensibilidade maior da bolinha, é aumentar o raio que define a pontuação do oponente, como para por exemplo o valor 590.

O código ficará da seguinte forma:

function marcaPontos(){
    if (xBolinha < 10) {
    meusPontos += 1;
}
    if (xBolinha > 590) {
pontosDoOponente +=1;
    }
}

Acrescento também, que para que você continue obtendo proveito do fórum, recomendo o alura+ abaixo, onde a Beatriz irá ensinar passo a passo como utilizar dessa ferramenta do Fórum da Alura para alavancar seus estudos:

Espero ter ajudado,

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.