Gostaria de deixar um questionamento sobre a importância de conhecer a área para ser um bom líder. Você acha que existem bons líderes (talvez seja raro) que não seja profundo conhecedor da área em que trabalho?
Gostaria de deixar um questionamento sobre a importância de conhecer a área para ser um bom líder. Você acha que existem bons líderes (talvez seja raro) que não seja profundo conhecedor da área em que trabalho?
Olá Fabiano, tudo bem? Meu nome é Thiago, atualmente sou gerente, mas já passei por diversas áreas, ao longo dos anos.
O que você diz faz sentido, quando pensamos que se eu sei como fazer algo, sei também como pedir que alguém faça essa mesma coisa e posso me certificar de que o que foi solicitado está correto.
Mas não significa que o líder deve saber mais de uma etapa da área, do que seu liderado, por exemplo: Para um Gerente/Líder de Produção, na área metalúrgica, que gerencie processos que envolvam soldagem, é interessante que ele saiba como soldar, como verificar se uma solda foi bem executada, mas ele não necessariamente tem que saber soldar melhor do que o próprio soldador, que está fazendo isso diariamente e tem muito mais prática. Assim se traduzirmos isso ao ramo da tecnologia, o Gerente de T.I. não necessariamente tem que saber programação tanto quanto o seus programadores. Agora, pensando nestes exemplos, tanto do soldador, como do programador, enquanto eles fazem suas funções, o ideal é que o façam da melhor maneira possível, com esmero, sejam o melhor funcionário no setor. Isso o destacará, mas não significa que serão bons líderes. O líder deverá desenvolver outras capacidades, trabalho em equipe, saber delegar, entender sim, da área, mas não só uma mas de todas as funções que ele é responsável, se o gerente de produção, ele tem que saber sobre solda, pintura, corte, controle de qualidade, etc. O gerente de T.I., de programação, design, workflow, scrum, etc.
Resumindo, um bom líder, deve ter um bom conhecimento de todo o processo pelo qual é responsável, mas ele tem um conhecimento mais genérico e menos especializado do que quem está atuando diretamente em uma função. E o bom líder saberá mesmo assim como tirar o melhor da sua equipe.
Abraços!