Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Meu perfil como líder

Gostaria de deixar um questionamento sobre a importância de conhecer a área para ser um bom líder. Você acha que existem bons líderes (talvez seja raro) que não seja profundo conhecedor da área em que trabalho?

1 resposta
solução!

Olá Fabiano, tudo bem? Meu nome é Thiago, atualmente sou gerente, mas já passei por diversas áreas, ao longo dos anos.

O que você diz faz sentido, quando pensamos que se eu sei como fazer algo, sei também como pedir que alguém faça essa mesma coisa e posso me certificar de que o que foi solicitado está correto.

Mas não significa que o líder deve saber mais de uma etapa da área, do que seu liderado, por exemplo: Para um Gerente/Líder de Produção, na área metalúrgica, que gerencie processos que envolvam soldagem, é interessante que ele saiba como soldar, como verificar se uma solda foi bem executada, mas ele não necessariamente tem que saber soldar melhor do que o próprio soldador, que está fazendo isso diariamente e tem muito mais prática. Assim se traduzirmos isso ao ramo da tecnologia, o Gerente de T.I. não necessariamente tem que saber programação tanto quanto o seus programadores. Agora, pensando nestes exemplos, tanto do soldador, como do programador, enquanto eles fazem suas funções, o ideal é que o façam da melhor maneira possível, com esmero, sejam o melhor funcionário no setor. Isso o destacará, mas não significa que serão bons líderes. O líder deverá desenvolver outras capacidades, trabalho em equipe, saber delegar, entender sim, da área, mas não só uma mas de todas as funções que ele é responsável, se o gerente de produção, ele tem que saber sobre solda, pintura, corte, controle de qualidade, etc. O gerente de T.I., de programação, design, workflow, scrum, etc.

Resumindo, um bom líder, deve ter um bom conhecimento de todo o processo pelo qual é responsável, mas ele tem um conhecimento mais genérico e menos especializado do que quem está atuando diretamente em uma função. E o bom líder saberá mesmo assim como tirar o melhor da sua equipe.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software