Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Meu PDI

Como uma pessoa ansiosa eu sou também alguém que ama planejar.
Atualmente possuo um objetivo muito claro de pelo menos 5 - 6 anos para mudar minha realidade de uma vez por todas.

Objetivo: Viver na Europa / Receber numa moeda forte

Por que:

• Quero mudar minha realidade, viver e não sobreviver, para isso preciso trabalhar, investir e preferencialmente ganhar dinheiro numa moeda forte para conseguir ter uma independência financeira melhor.

País escolhido: Alemanha

Por que:

• Fácil entrada: minha familía possui descendência direta então a cidadania é mais fácil de conseguir
  • Euro é a segunda moeda global, é valorizada e quem a possui detém um maior poder de compra
  • Europa é uma das regiões mais seguras do mundo, mesmo que eu não fique na Alemanha existem diversos países para viver

Empresas escolhidas:

Critérios de Escolha:

• Presença na Alemanha ou Europa.
  • Possibilidade de mobilidade internacional.
  • Forte investimento em Projetos e TI.
  • Cultura organizacional humana e colaborativa.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Oportunidades claras de crescimento.
  • Estabilidade financeira.
  • Incentivo ao desenvolvimento profissional.
  • Ambiente sem competitividade excessiva e sem cobrança exacerbada.
  • Compatibilidade com meus valores de qualidade de vida, segurança e construção de carreira de longo prazo.

Empresas atuais no radar separadas por Ideal (empresas que o ideal seria entrar cedo mas se eu não conseguir então,) Desenvolvimento (empresas de segundo plano para me desenvolver como profissional para entrar nas Ideais:

Ideais:

• Siemens
  • Bosch
  • SAP
  • Bayer
  • Philips
  • Johnson & Johnson

Desenvolvimento

• Poliedro
  • Ericsson
  • Hexagon
  • Capgemini
  • Stefanini
  • Minsait

Planejamento final:

20-21 anos

✅ Estágio em empresa com investimento em Projetos/TI (concluído)

✅ Inglês fluente (concluído)

✅ Construir hábito de investimento (em andamento)

✅ Ganhar experiência prática em Projetos, Governança, Processos e Tecnologia

✅ Desenvolver networking profissional

✅ Pesquisar documentação e processo de cidadania

21-22 anos

✅ Conquistar vaga de Analista Júnior em empresa alinhada aos critérios definidos

✅ Iniciar alemão em escola estruturada

✅ Continuar construindo reserva financeira

✅ Aprofundar conhecimentos em Excel, Power BI e ferramentas corporativas

✅ Participar de projetos estratégicos e com visibilidade

22-24 anos

✅ Consolidar experiência em Projetos/TI

✅ Desenvolver alemão até nível intermediário (B1/B2)

✅ Ingressar em multinacional com potencial de mobilidade internacional

✅ Continuar aportes e construção de patrimônio

✅ Assumir projetos de maior responsabilidade

✅ Obter certificações relevantes para a área de Projetos

Objetivo Final (25-26 anos)

1. Trabalhar para uma multinacional com operações na Europa.
  2. Possuir alemão intermediário/avançado (B1/B2).
  3. Possuir cidadania europeia: em andamento ou concluída.
  4. Construir patrimônio através de investimentos.
  5. Conseguir uma oportunidade internacional ou atuar para uma operação europeia.
1 resposta

Oi, Carolina! Tudo bem?

O teu PDI tá bem conectado a um objetivo de longo prazo e mostra uma organização clara entre carreira internacional, desenvolvimento profissional, aprendizado de idiomas, investimentos e mobilidade para a Europa. Separar as empresas entre oportunidades ideais e de desenvolvimento também deixa o planejamento mais flexível, porque você cria diferentes caminhos para chegar ao mesmo objetivo sem depender de uma única empresa ou oportunidade.

Um próximo passo interessante é transformar algumas etapas do seu PDI em metas menores e revisáveis.

Uma dica é definir, a cada seis meses, indicadores concretos para acompanhar sua evolução, como nível de alemão, valor da reserva financeira, projetos realizados, novas conexões profissionais e competências desenvolvidas. Assim, você consegue comparar o planejado com o que aconteceu na prática e ajustar prazos sem perder de vista o objetivo maior.

Entre todas essas etapas, qual delas você considera hoje o maior desafio para avançar nos próximos meses?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!