Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Meu papel como profissional

Em relação as atividades que desempenho, como são ligadas ao serviço público, vejo que tenho o papel de cada vez mais tentar ajudar o cidadão nas suas dificuldades e poder contribuir para que o serviço melhore cada vez mais. Além disso, existe uma gama de opções dentro da minha área de atuação em que posso conseguir tirar insights de dados históricos para poder melhorar cada vez mais o órgão em que eu trabalho.

1 resposta
solução!

Olá, Bruno!

Primeiramente, é muito bacana ver sua preocupação em ajudar os cidadãos e melhorar os serviços públicos. Isso mostra um grande comprometimento com seu trabalho e com a sociedade.

Sobre a reflexão proposta na atividade, vou tentar te ajudar com algumas ideias:

1. Habilidade que era fundamental há 5 anos e hoje não é mais: Pense em alguma tecnologia ou método de trabalho que você usava frequentemente, mas que foi substituído por algo mais moderno. Por exemplo, há alguns anos, o uso de planilhas manuais para análise de dados era muito comum. Hoje, ferramentas mais avançadas de BI (Business Intelligence) e análise de dados, como Power BI ou Tableau, podem ter substituído essa prática.

2. Mudanças no seu mercado: No serviço público, especialmente em áreas que lidam com dados, há uma crescente demanda por transparência e eficiência. Tecnologias como big data, inteligência artificial e machine learning estão sendo cada vez mais utilizadas para melhorar a tomada de decisões e a prestação de serviços.

3. Ponto de estudo atual: Considerando as mudanças mencionadas, seria interessante focar em cursos e treinamentos voltados para análise de dados, ciência de dados e ferramentas de BI. Além disso, habilidades em programação (como Python) e conhecimento em gestão de projetos ágeis também podem ser muito úteis.

Um exemplo prático seria você se aprofundar em como utilizar dados históricos para prever demandas futuras e otimizar recursos. Isso pode envolver aprender a usar ferramentas como o Power BI para criar dashboards interativos que ajudem na visualização e análise de dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.