Gente, tô muito orgulhosa de mim por ter conseguido executar esse "programinha" <3
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
// Tela do Canvas 600x400
pincel.fillStyle = "lightyellow"
pincel.fillRect(0,0,600,400);
function desenhaQuadrado (x,y,largura,altura,cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x,y,largura,altura);
pincel.strokeStyle = "Lightgrey";
pincel.strokeRect(x,y,largura,altura);
}
function desenhaGrafico(x, y, serie, cores) {
var somaAltura = 0;
for (posicao = 0; posicao <= serie.length; posicao++){
var altura = serie[posicao];
desenhaQuadrado (x, y + somaAltura, 50, altura, cores[posicao]);
somaAltura = somaAltura + altura
}
}
var dados = [];
var cores1 = [];
function desenhaEsquadro(xa,ya,xc,yc,cor) {
// Desenha um Esquadro;
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xa,ya);
pincel.lineTo(xa,yc);
pincel.lineTo(xc,yc);
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x,y,raio,cores){
// Desenha um circulo
pincel.fillStyle = cores;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
var fazDesenho = false;
var cores = ["red","orange","yellow","green","blue","indigo","purple","hotpink"];
var indiceCores = 0;
var raio = 10
function imprimeBolinha(evento){
if(fazDesenho){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
desenhaCirculo(x,y,raio,cores[indiceCores]);
if(evento.shiftKey == true && raio < 60){
desenhaCirculo(x,y,raio,cores[indiceCores]);
raio = raio + 2;
}
if (evento.ctrlKey == true && raio > 10) {
desenhaCirculo(x,y,raio,cores[indiceCores]);
raio = raio - 2
}
}
console.log(x +"," + y);
}
tela.onmousemove = imprimeBolinha;
function mudaCor(){
indiceCores++
if(indiceCores >= cores.length){
indiceCores=0
} return false
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
function desenhaSim(){
fazDesenho = true
}
function desenhaNao(){
fazDesenho = false
}
tela.onmousedown = desenhaSim;
tela.onmouseup = desenhaNao;
</script>