1
resposta

Meu modelo final

Usei um outro exemplo para construir meu primeiro modelo conceitual, não sei se está 100% correto, mas estou muito satisfeito com o aprendizado. Na entidade fraca Compra eu havia colocado um atributo Código_compra e deixei como uma chave parcial, fiquei na dúvida e acabei retirando e chamando a chave principal Código_produto da entidade forte Produto. Será que fiz corretamente?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Fábio, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Parabéns por ir além do curso, e elaborado um DER baseado em uma situação real.

Analisei o seu DER e tenho algumas ressalvas, a entidade Compra é uma entidade fraca em relação à Cliente, portanto, ela deverá herdar os atributos identificadores apenas de Cliente, se tornando uma chave estrangeira. Neste caso, a entidade Compranão herdará o Cod_produto, para solucionar esse problema, você poderá criar um atributo identificador para Compra, para assim, com a Rg, compor a chave parcial.

A Entidade Compra ficará assim:

Captura de tela. Nela mostra a Entidade Fraca Compra e seus atributos,  ela é representada por um retângulo duplo, os atributos são código_compra, Rg, Data, Produto, Valor, sendo Código compra e Rg chave parcial.

Espero ter ajudado.

Continue realizando as atividades, para consolidar seus conhecimentos em Banco de Dados.

Caso surja dúvida, fico à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software