Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Meu modelo ficou com algumas partes com tonalidades diferentes

Meu modelo ficou com essa parte da cabeça destacada, e tem uma diferença de tom entre cada metade do corpo. Não sei em que momento da modelagem que isso aconteceu.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ei, Luiz, tudo bem?

A diferença de cores pode acontecer por causa das normas das faces, que podem estar invertidas ou desalinhadas. Aqui estão algumas dicas para resolver isso:

1. Recalcular Normais:

• Selecione o seu modelo e entre no modo de edição (pressione Tab).
    • Selecione todas as faces (pressione A).
    • Pressione Shift + N para recalcular as normais. Isso deve alinhar as normais para fora, corrigindo a diferença de tonalidade.
  2. Verificar Normais:

• Ainda no modo de edição, vá para a aba Overlay no canto superior direito da janela 3D.
    • Habilite a opção Face Orientation. As faces voltadas para fora devem estar em azul. Se alguma estiver em vermelho, significa que a normal está invertida.
  3. Corrigir Normais Manualmente:

• Se algumas faces ainda estiverem com problemas, você pode selecioná-las manualmente.
    • Com as faces problemáticas selecionadas, pressione Alt + N e escolha Flip para inverter as normais dessas faces.

Essas etapas geralmente resolvem problemas de sombreamento e diferenças de tonalidade devido a normais incorretas.

Espero que dê certo por ai, qualquer dúvida conte conosco.

Conteúdo para complementar os estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!