2
respostas

Meu mapa não abre... Não estou conseguindo atualizar

Ainda não estou conseguindo visualizar o mapa... Continuo com a dúvida... mesmo com a resposta abaixo: " Este problema está relacionado com a versão do emulador. Sugiro você baixar uma nova imagem de qualquer android, que venha com play services já. Nas opções disponíveis você consegue ver qual está com play services e qual não está..."

2 respostas

Oi Vanessa, tudo bem ?

Para podermos ter acesso ao mapa e a questão de visualização, o android precisa ter acesso aos serviços do google para consumir as informações.

Quando criamos um emulador, ele nos dá a opção de não ter esses serviços instalados, pois eles demandam de mais processamento e para alguns aplicativos não faz sentindo ter isso tudo para testar.

No nosso caso nós precisamos dos serviços para acessar a base de dados do google, que irá nos fornecer o mapa, entretanto acredito que a versão que você esteja usando do android, não possui os serviços instalados, o que está gerando esse problema do seu mapa não estar sendo exibido.

Por isso pedi que criasse um novo emulador, onde teremos certeza que temos os serviços do google instalados e rodando.

Eu tive o mesmo problema, mas no passo seguinte, quando eu estava construindo a classe "Localizador".

O que aconteceu, foi que a classe GoogleApiClient não estava sendo encontrada, eu instalei pelo library a versão 10 do play-services e a partir daí começou a dar o mesmo erro descrito pela Vanessa.

Eu copiei do arquivo do curso a linha do gradle que adicionava essa library, que é a versão 8.4.0 e então passou a funcionar como nas aulas.

A linha em questão está no arquivo build.gradle (Module:app), se houver uma linha da library substitua por esta, se não houver, adicione:

dependencies {
    ...
    compile 'com.google.android.gms:play-services:8.4.0'
    ...
}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software