O código ficou longo porque:
A ideia era deixar o mais genérico possível, bastando alterar os valores das variáveis "valorMinimo", "valorMaximo" e "tentativasTotal" para mudar as regras do jogo em todo o código; e
Fui perfeccionista com as mensagens de alerta, deixando a mensagem da última tentativa diferente e no singular.
Se alguém souber como enxugar, eu agradeço!
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br><br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var valorMinimo = 1;
var valorMaximo = 10;
var tentativasTotal = 3;
var tentativas = 1;
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * valorMaximo);
console.log(numeroPensado);
while(tentativas <= tentativasTotal) {
var chute = parseInt(prompt("Tente advinhar o número que eu pensei, de " + valorMinimo + " a " + valorMaximo));
if(chute == numeroPensado) {
mostra("PARABÉNS, Você ACERTOU! O número que pensei foi " + numeroPensado + "!");
break;
} else {
if (tentativas < (tentativasTotal - 1)) {
alert("Você ERROU!, mas ainda tem " + (tentativasTotal - tentativas) + " tentativas!");
} else {
if (tentativas == (tentativasTotal - 1)) {
alert("Você ERROU! Resta apenas " + (tentativasTotal - tentativas) + " tentativa!");
} else {
mostra("Você ERROU! O número que eu pensei foi " + numeroPensado + "!");
}
}
}
tentativas++;
}
mostra("FIM!")
</script>