Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Meu layout até o momento!

Elaborei o design um pouco diferente do qual está na aula, até porque não achei os arquivos disponibilizados. Usei algumas imagens do Freepik e o ícone do Flaticon. Gostaria da opinião de vocês como profissionais se o design está ficando correto ou se está com qualidade profissional. Segue: Google Drive.

4 respostas
solução!

Oi Andre, tudo certo?

Legal isso de abstrair e ir além da aula, aplicar o que estuda em cenários diferentes ajuda a ter mais e mais experiência.

Eu colocaria bem menos texto nesse começo. Hoje nós usuários não lemos muito na internet, a gente escaneia bastante na verdade. Então se for textos curtos e diretos ao assunto melhor.

O celular ali ao lado voce poderia colocar ele vazado e colocando um certo respiro entre o texto inteiro.

Na estrutura geral, interessante também se atentar na consistência de margens entre os blocos. Repare aqui mesmo na Alura que o que está alinhado a esquerda (texto, titulo do post, logo, breadcrumb) estão seguindo a mesma linha. Algo que pode te ajudar nisso é dar uma estuda em grids, muito bacana para manter harmonia visual em seus layouts.

Outro site bacana para imagems free é o Pixabay. E de ícones tem o IconFinder (lembra de por icones free e sem link back).

Pontos legais você organizou o cabeçalho, todos os elementos ali estão alinhados de acordo com o logo, mesmo estando do outro lado, mandou bem!

Interessante praticar sempre e viver vendo referências não como usuário normal, mas tentar ver com "olhos de designer" tudo. Qual motivo do espaçamento, o pq do cara ter colocado o logo onde colocou, o pq das cores, tentar descobrir essas coisas quando for analisar um layout.

Um designer br que admiro bastante o trabalho é o Walter Mattos. Ele faz vídeos com tutoriais sim, mas os que mais curto são os de conceitos.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Obrigado Natan, vou continuar aprimorando meu trabalho. Na verdade estou fazendo o curso mais como um complemento mesmo, o meu foco atualmente está no desenvolvimento web Front-End. Mas valeu muito as suas dicas, até porque nós precisamos analisar frequentemente layout para construir websites e a tua dica de escanear o layout e procurar entender o que o design quis passar é muito bacana.

Abraços e até mais!

Mais uma pergunta Natan, achei interessante você mencionar esse trecho aqui:

"Outro site bacana para imagems free é o Pixabay. E de ícones tem o IconFinder (lembra de por icones free e sem link back)."

Eu não sabia o que era link back e fui pesquisar. Na definição da wikipédia diz que "é um método para autores de páginas web obterem notificações quando outros autores criarem ligações para seus documentos".

Geralmente quando uma imagem ou ícone é free, você precisa dar crédito ao autor. Como fazer pra não ter problemas futuramente com isso e porque não usar link back?

Oi Andre,

Como front é legal saber um pouco de design sim, e diria que saber se virar com algum programa de edicao de imagem como Photoshop é uma boa tambem.

Com relacao a copyright, no IconFinder especificamente, alguns icon designers marcam seus trabalhos com permissao para serem usados de graça e que não precisa de link para o site dele.

Aqui rolou um topico sobre o assunto mais a fundo.

Abcs!