1
resposta

meu jogo, só não sei pq não tem som ao compartilhar

https://editor.p5js.org/Lusquinha/full/gXmJPaE3M

1 resposta

Olá Lucas Rafael, tudo bem?

Desculpa pela demora em obter um retorno.

Fiz o teste no seu jogo e o som funcionou normalmente aqui, mas notei que quando vou clicar no botão start ele não carrega o jogo, até mesmo se escolher a dificuldade. Por isso abaixo deixo um passo a passo explicando mais sobre criação de menu e mudança de tela no p5js com isso pode efetuar alguns ajustes no seu game!

1º Menu

No sketch.js crie uma variável, por exemplo, tela 1, pois será ela o ponto inicial para criação das próximas telas que você precisará, no meu caso criei tela1, o menu do jogo e tela2 o jogo.

Segue abaixo o código:

var tela=1;

var x = 150
var y = 100
var l = 100
var h = 30

function setup() {
  createCanvas(400, 400);
}

function draw() {
  //inicializando a tela 1
  if(tela==1){
    tela1();
  }
  //inicializando a tela 2
  if(tela==2){
    tela2();
  }
}

Imagem com print do script do p5. Com 5 variáveis, declaradas como, tela, x, y,l, h  e com atribuição 1, 150, 100, 100,30, respectivamente. Abaixo há uma função setup com a function createCanvas com argumento 400,400. Em seguida a function draw, com duas verificações: if(tela==1){tela1(); } e  if(tela==2){tela2();}

É preciso se atentar nesse inicializar tela utilizando o If, pois será por ele que conseguiremos navegar tela por tela.

2º Telas

Depois que criei o meu sketch.js começarei a preparar as telas, por exemplo, vou criar a tela 1 que é o menu, primeiro vou criar um arquivo com o nome tela_inicial_1.

print do arquivo tela_inicial.js

Dentro do novo arquivo criado insiro o código:

function tela1(){
  background(123,253,145);

  rect(x,y,l,h)
  textSize(20)
  text("Entrar",x+20,y+20)


}

Meu resultado será parecido com isso:

Print de uma tela com fundo verde, no meio há um botão com o nome "Entrar"

Depois passarei para criação da tela 2, primeiro abro um novo arquivo e coloco o nome tela_final.

Print de uma tela que contém dois arquivos, "tela_final.js", "tela_inicial.js"

E aí insiro o meu código parecido com a tela 1:

function tela2(){
  background(123,125,145);

  textSize(20)
  text("Estamos na tela 2",100,100);
}

Só coloquei um texto para mostrar a troca da tela, aí o resultado ficou assim:

Print da tela com fundo cinza e com a frase "Estamos na tela 2"

E por fim, não podemos deixar de configurar o mouse. Por isso criei um arquivo com o nome mouse.

Print da tela, com os arquivos: index.html, mouse.js, sketch.js, style.css, tela_inicial.js, tela_final.js

Dentro dela fiz as seguintes configurações para funcionar o meu clique em cada botão.

function mouseClicked() {

  if(mouseX>=x && mouseX<=(x+l) && mouseY>=y && mouseY<=(y+h)){
    tela=2;
  }
}

Com isso quando clicar no botão entrar vai me enviar para tela 2 do meu projeto.

No Index.html só preciso apontar os meus aquivos e pronto vou conseguir fazer a troca de telas.

Minha dica para você na opção de escolher o nível crie uma tela que vai aparecer ex: Nivel 1, Nivel 2 e Nivel 3 aí quando a pessoa escolher vai para tela com a dificuldade escolhida ai no jogo faça as alterações para cada tela para aumentar a dificuldade.

Aqui foi um exemplo meu para você adaptar no seu jogo fica a vontade para mudanças.

Deixo aqui o link do projeto:

https://editor.p5js.org/monalisaa/sketches/ImC5tUmSi

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software