pq meu ip não aparece no pfsense e quando eu conecto na maquina virtual firewall?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
pq meu ip não aparece no pfsense e quando eu conecto na maquina virtual firewall?
Olá Sheila. Tudo bem?
Esse problema do IP da interface "INTERNET" estar zerado (0.0.0.0) pode estar relacionado a algumas configurações na sua máquina virtual ou no pfSense. Aqui estão algumas dicas para tentar resolver isso:
Verifique a Configuração de Rede da VM, verifique se a interface de rede da máquina virtual está configurada corretamente. No VirtualBox, verifique se a interface de rede está configurada como "Bridged Adapter" ou "NAT", dependendo de como você deseja que a máquina se conecte à rede externa.
Se a interface "INTERNET" está configurada para obter um IP via DHCP, verifique se o servidor DHCP está ativo e acessível. Você pode tentar reiniciar o serviço DHCP no pfSense ou verificar se há algum problema na rede que está fornecendo o IP.
No pfSense, vá para a interface "INTERNET" e tente desativá-la e ativá-la novamente. Isso pode forçar a interface a tentar obter um novo IP.
Verifique os logs do sistema no pfSense para ver se há alguma mensagem de erro ou aviso que possa indicar o problema.
Se nenhuma dessas soluções funcionar, pode ser útil revisar as configurações da rede no VirtualBox e no pfSense para garantir que tudo esteja configurado corretamente.
Espero ter ajudado e bons estudos.
Configuração de Rede da VM: verificar se a interface está realmente conectada à rede física ao qual o "Bridged Adapter" está vinculado. Às vezes, um simples teste de reiniciar a VM ou mudar a interface para "NAT" pode indicar se há algum bloqueio na configuração do "Bridged Adapter" ou na rede física.
Servidor DHCP: testar a interface WAN do pfSense com um IP estático para verificar se a comunicação é restabelecida. Caso o DHCP não esteja funcionando, isso pode indicar um problema na comunicação entre o pfSense e o servidor DHCP da rede.
Desativar e ativar a interface: é importante verificar as configurações de cabo de rede ou até mesmo tentar um reset físico da interface de rede para garantir que não haja problemas com a conexão física (no caso de usar um adaptador físico externo).
Logs do sistema: os logs de interface WAN para ver se o pfSense está tentando obter o IP e se há falhas específicas relacionadas à rede. Se houver erros como "timeout", isso pode sugerir problemas com a conectividade de rede ou até com a própria configuração do firewall.