Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Meu Ikigai

Aquilo que eu amo:

1. Aprender coisas novas e evoluir como pessoa e profissional.
  2. Estar com a minha família e valorizar os momentos simples.
  3. Praticar esportes e cozinhar, porque me ajudam a organizar a mente e manter equilíbrio.

Aquilo que eu sou bom em fazer:

1. Desenvolver sistemas e resolver problemas de forma prática.
  2. Aprender com facilidade e buscar melhorias constantes.
  3. Me adaptar a diferentes situações e manter disciplina quando preciso.

Aquilo que eu posso ser pago para fazer:

1. Desenvolver aplicações web e APIs.
  2. Atuar na manutenção e evolução de sistemas.
  3. Apoiar equipes com tecnologia, organização e melhoria de processos.

Aquilo que o mundo precisa:

1. Pessoas que criem soluções úteis e de qualidade.
  2. Profissionais comprometidos, que aprendem continuamente.
  3. Tecnologia que realmente ajude a vida das pessoas.
1 resposta

Oi, Kelvin. Tudo bem com você?

Sua reflexão mostra uma conexão interessante entre desenvolvimento profissional, aprendizado contínuo e propósito pessoal. Ao analisar os elementos que você listou, é possível perceber que existe um ponto de encontro entre sua vontade de aprender, sua capacidade de resolver problemas e o desejo de utilizar a tecnologia para gerar impacto positivo na vida das pessoas.

No contexto do Ikigai, esse alinhamento é muito valioso, porque demonstra que suas habilidades profissionais não estão desconectadas dos seus valores pessoais. Além disso, o fato de você valorizar família, equilíbrio e evolução constante sugere uma visão de carreira sustentável no longo prazo.

Uma forma de aprofundar essa reflexão é escrever uma frase única que una esses elementos. Algo relacionado a aprender continuamente, desenvolver soluções tecnológicas e contribuir para melhorar a vida das pessoas por meio do seu trabalho. Revisar essa frase periodicamente ajuda a avaliar se suas decisões profissionais continuam alinhadas aos seus objetivos.

Quando você imagina sua carreira daqui a cinco anos, qual impacto gostaria que seu trabalho tivesse nas pessoas e nos projetos dos quais participa?

Parabéns pela reflexão e pelo autoconhecimento demonstrado. Continue compartilhando suas experiências no fórum, que segue à disposição para apoiar sua jornada de desenvolvimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!