2
respostas

Meu Ikigai

Sempre gostei do mundo das artes. Sou professora de Arte e e artesã, mas me encontro bastante desencontrada na educação formal. Gosto de tudo que o universo criativo nos proporciona. Acredito que aí esteja o meu ikigai. Mas, ainda divago muito e tenho dificuldades para focar nessa jornada.

2 respostas

Olá, Vanderleia!

Entendo que você esteja tendo dificuldades, mas saiba que isso é completamente normal quando estamos buscando nosso Ikigai.

Pelo que você compartilhou, você tem uma paixão profunda pelas artes e pela educação, mas está se sentindo um pouco desencontrada na educação formal. Isso é algo que muitas pessoas experimentam e, às vezes, pode ser um sinal de que você está pronta para explorar novas maneiras de aplicar suas habilidades e paixões.

O Ikigai é um conceito que une quatro pilares: o que você ama, o que você é bom, o que o mundo precisa e o que você pode ser pago para fazer. Parece que você já tem uma boa ideia do que ama e do que é boa, que é o mundo das artes e da educação. Agora, talvez seja útil pensar sobre como você pode unir isso ao que o mundo precisa e ao que você pode ser paga para fazer.

Por exemplo, talvez você possa explorar maneiras de ensinar arte fora do sistema de educação formal. Isso poderia envolver a criação de suas próprias oficinas de arte, aulas online ou até mesmo a escrita de um blog ou livro sobre arte. Ou talvez você possa encontrar uma maneira de trazer mudanças para a educação formal, como convidando artistas para falar com a classe, organizando visitas a museus e galerias, criando um currículo de arte mais envolvente, dentre outras possibilidades.

Lembre-se, o Ikigai é uma jornada, não um destino. Pode levar algum tempo para encontrar o equilíbrio perfeito entre esses quatro elementos, e é normal que seu Ikigai mude e evolua ao longo do tempo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Vanderleia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Qual o meu IKIGAI? AMO - Pessoas, aprender coisas novas e viajar pelo mundo.

Razões para aprender algo > Possuo como Propósito - Ser uma profissional bem-sucedida.

Estou me aprofundando em conhecimentos por ser curiosa, gostar de estudar e estar sempre trabalhando a mente com aquisição de coisas novas.

Sou boa em: ajudar pessoas, organização e atenta aos detalhes.

Paga para fazer algo: ponho em prática os conhecimentos adquiridos, racícinio lógico e crítico e contribuir para o crescimento da empresa.

Aquilo que o mundo precisa: uma profissional competente, saiba interagir com as pessoas e que consiga solucionar problemas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software