Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

MEU IKIGAI!

AQUILO QUE VOCÊ AMA:

  1. ME AVENTURAR (viajar e conhecer novos lugares, culturas, contato com a natureza)

  2. ELABORA / ORGANIZAR / PLANEJAR (gosto de organizar minha vida financeira, geralmente elaborando planilhas que ajude a visualizar minha condição, meus planos de viajem de estudo, meus gastos, e conquistas, gosto de organizar as coisas para chegar a um objeto)

  3. COMIDA (AMO SABORES, eu gosto de cozinha, gosto de inventar comidas e fazer coisas novas ou receitas que me chama a atenção e também sou critico) AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER:

  4. Cozinhar

  5. Dar suporte, ser prestativo e/ou auxiliar

  6. buscar soluções AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER

  7. Suporte sistêmico

  8. Manutenção de máquinas e elaboração de planilhas

  9. Orientação e acompanhamento de processos e tarefas AQUILO QUE O MUNDO PRECISA:

  10. Conscientização e melhores ações para a preservação e cuidado da natureza

  11. leis mais eficazes sobre corrupção e manipulação política

  12. Respeito e amor ao próximo (apesar de ser bíblico, não espero que vejam por esse lado. Acredito nisso porque se tenho um apreso pela pessoa ao meu lado, naturalmente desejo o bem dela com saúde, dignidade, boas condições de vida, e acredito que se todos pensasse assim uns sobre os outros, o mundo seria um lugar melhor!)

Agora faça um cruzamento entre essas habilidades listadas. Como você poderia juntar algumas delas e definir um possível Ikigai?

Eu encontrei algumas coisas, mas não sei se é bem isso! hehehe

  1. acho que me aventurar no mundo buscando novas formas de sanar problemas relacionados a cuidados com a natureza, sejam tecnológicas ou métodos quer possam ser implementados de forma permanente e continua.

Sendo bem sincero, acho meio surreal! Mas quando penso é isso que vem a mente. Talvez vocês vejam algo que não consigo aqui mais real.

2 respostas
solução!

Olá, Gilberto! Como vai?

Primeiramente, parabéns pela reflexão profunda que você fez sobre o seu Ikigai!! Isso mostra o quanto você está comprometido com o seu autodesenvolvimento.

Agora, vamos à sua dúvida. O Ikigai é um conceito japonês que busca encontrar o propósito de vida de cada um, unindo quatro aspectos principais: o que você ama, o que você é bom em fazer, o que você pode ser pago para fazer e o que o mundo precisa.

Pelo que você descreveu, um possível Ikigai para você pode ser algo relacionado à consultoria de sustentabilidade e preservação ambiental. Veja como isso poderia se encaixar:

  • AQUILO QUE VOCÊ AMA: Você mencionou que ama se aventurar, viajar e conhecer novos lugares e culturas. Isso pode ser combinado com o seu amor pela natureza e pela organização/planejamento.
  • AQUILO QUE VOCÊ É BOM EM FAZER: Você é bom em cozinhar, dar suporte e buscar soluções. Essas habilidades podem ser úteis na elaboração de soluções sustentáveis e na educação ambiental.
  • AQUILO QUE VOCÊ PODE SER PAGO PARA FAZER: Você pode ser pago para dar suporte sistêmico, manutenção de máquinas e elaboração de planilhas. Essas habilidades podem ser aplicadas na implementação de tecnologias verdes e na gestão de projetos de sustentabilidade.
  • AQUILO QUE O MUNDO PRECISA: O mundo precisa de conscientização e melhores ações para a preservação e cuidado da natureza, leis mais eficazes sobre corrupção e manipulação política e respeito e amor ao próximo.

Portanto, um possível Ikigai para você poderia ser: "Ser um consultor de sustentabilidade, viajando pelo mundo para implementar tecnologias verdes, educar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e ajudar a criar leis mais eficazes para proteger a natureza".

Lembre-se, o Ikigai é um guia, não uma regra rígida. É importante que você se sinta confortável e feliz com o seu Ikigai. E, claro, ele pode mudar ao longo do tempo conforme você evolui e cresce!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Gilberto, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Muito bacana! Bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software