Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Meu Esboço de Observação

Eu não tinha comprado lápis ainda e não queria deixar isso me impedir de fazer as aulas, então usei uma caneta mesmo.! O desenho é o esboço de um cubo mágico que tem aqui em casa, e eu tentei copiar as sombras e a luz, fazendo o degradê, mas o papel escolhido e a própria caneta não ajudaram muito. Há alguma dica (além dos materiais) que eu possa seguir para melhorar esse desenho? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá!

Sugiro você experimentar bastante com linhas bem fraquinhas e finas para experimentar as retas do cubo. Posso sugerir também você fazer um prolongamento das linhas de estudo das arestas do cubo e outras para entender a projeção da sombra. Observe como a luz desenha com a sombra do objeto e isso segue certa projeção. Ajuda estudar um pouquinho de perspectiva, e temos crusos aqui na Alura que vão te ajudar a treinar essa percepção do objeto no espaço em que se insere.

Fundamentos de Perspectiva: Distorções Visuais

Ilustração Digital: Perspectiva Básica

Por fim, no degradê você pode sempre deixar a caneta no papel e, sem retirar sua ponta, ir repetindo os rabiscos paralelos no mesmo sentido, variando um pouco a força e o volume de linhas para marcar a transição entre a parte mais clara e escura. Neste quesito, exercitar muito essa sensibilidade do seu traço vai ajudar muito. Lembra de soltar a mão, deixar o instrumento flanar pelo papel, sinta ele sendo rasurado e como a pressão impregada influencia no resultado. Divirta-se =)

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software