tento enviar email na hora do cadastro mas aparece isso
tambem estou com duvida se a linha 97 e 98 precisa modificar, eu modifiquei mas nao sei se é necessario!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
tento enviar email na hora do cadastro mas aparece isso
tambem estou com duvida se a linha 97 e 98 precisa modificar, eu modifiquei mas nao sei se é necessario!
Olá, João!
Pelas imagens que você compartilhou, parece que você está enfrentando um problema com o envio de e-mails e também tem dúvidas sobre a configuração do seu serviço de e-mail. Vamos abordar cada ponto separadamente:
Erro de Envio de Email: A primeira imagem mostra logs de erro, mas não há informações específicas sobre o envio de e-mails. O erro apresentado está relacionado ao RabbitMQ, que é um sistema de mensagens, e não diretamente ao envio de e-mails. O erro PRECONDITION_FAILED sugere que uma precondição para a operação do RabbitMQ não foi atendida. Isso pode estar relacionado a uma configuração incorreta no seu sistema de mensagens ou a um problema de comunicação com o RabbitMQ. Verifique se o RabbitMQ está rodando corretamente e se as configurações de filas e trocas estão corretas.
Configuração de Email: Na segunda imagem, você mostra um arquivo de configuração docker-compose.yml onde há variáveis de ambiente definidas para um serviço de e-mail. As linhas 97 e 98 mostram o GMAIL_USER e GMAIL_PASSWORD, que parecem ser as credenciais para o envio de e-mails através do Gmail. Se você modificou essas linhas, é importante que você tenha certeza de que os valores estão corretos e que a conta do Gmail está configurada para permitir o acesso de aplicativos menos seguros (caso esteja usando SMTP), ou que você esteja usando as credenciais corretas para a API do Gmail, se for o caso.
Para resolver o problema do envio de e-mails, você precisa garantir que:
Se você tiver acesso ao código que executa o envio de e-mails, verifique se há alguma exceção sendo lançada ou se há logs mais específicos sobre o erro de envio de e-mails.
Espero que essas orientações te ajudem a identificar e resolver o problema. Lembre-se de verificar as configurações do seu serviço de e-mail e do RabbitMQ. E claro, sempre que fizer alterações em arquivos de configuração, certifique-se de reiniciar os serviços para que as novas configurações tenham efeito.
Espero ter ajudado e bons estudos!
nossa, obrigado meu erro foi ter mudado as credenciais e nao ter reiniciado os containers