Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Meu domínio www não esta sendo direcionado para minha aplicação web

Boa tarde galera,

Preciso da ajuda de vocês para solucionar a seguinte situação:

Eu comprei recentemente o domínio www.x10d.com.br e vinculei ele com minha instancia EC2 na Amazon que já tem um Elastic IP também vinculado, tudo certinho. Atualmente eu consigo acessar normalmente minha aplicação quando eu digito no browser o endereço http://www.x10d.com.br:8080/site/home O problema é que se eu digitar apenas "www.x10d.com.br" a aplicação não responde :(

Alguém consegue me ajudar???

11 respostas

Olá,

Uma das formas possíveis seria utilizar o serviço do Route 53 da Amazon, lá você poderá criar uma zona de configuração do domínio adquirido e depois criar registros para apontar para sua aplicação. Estou encaminhando abaixo o link da documentação que comenta mais a respeito:

https://docs.aws.amazon.com/pt_br/Route53/latest/DeveloperGuide/Welcome.html

Abs

Blz Rafael,

Eu já fiz diversas configurações no Hosted zones da Amazon e nem uma delas deu certo :( Eu Assisti todos os seus videos e não encontrei a parte onde é feito o vinculo da aplicação com o endereço do meu domínio.

Provavelmente estou fazendo alguma configuração errada e atualmente esta assim:

x10d.com.br A 52.67.219.4

www.x10d.com.br CNAME x10d.com.br

As requisições que chegam via "www" estou recebendo via CNAME e enviando para "x10d.com.br" que por tras das cortinas representa meu Elastic IP

neste momento eu não estou sabendo como criar uma configuração para encaminhar essa mesma requisição para :8080/site/home

Você poderia por favor me mostrar um exemplo de configuração que direcione a requisição para minha "home.jps" ?

Olá Fernando,

Essa parte de configuração de domínio, não chegamos a fazer nesse curso. Temos um futuro curso do CLoudFront + Route 53 que fazemos essa parte.

Fiz o acesso do seu site e uma das alternativas que vi poderia ser: No EC2 vá até o diretório var/lib/tomcat8/webapps, remova o conteúdo default do Tomcat e deixe somente a pasta site com o conteúdo do seu site.

Na sequência, mova todo o conteúdo do diretório site para o webapps. Feito isso reinicialize o Tomcat, se tudo deu certo, você deverá conseguir acessar a aplicação somente com http://www.x10d.com.br:8080

Com isso, você pode trabalhar com o redirecionamento de portas e redirecionar todo o tráfego da porta 80 do protocolo HTTP para a porta 8080 do Tomcat:

sudo /sbin/iptables -t nat -I PREROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 8080

E depois salve a alteração de redirecionamento:

sudo /sbin/service iptables save

Na sequência, tente ver se consegue acessar a aplicação somente com www.x10d.com.br

Abs

Bom dia Rafael,

Desculpa minha falta de conhecimento técnico, pois segui os passos que vc me indicou e mesmo assim o Tomcat não localizou meu projeto na porta 8080, eu sei disso porque quando tento acessar no browser eu recebo a mensagem abaixo:

Não foi possível encontrar a página deste www.x10d.com.br Nenhuma página da web foi encontrada para o endereço da Web:http://www.x10d.com.br:8080/ HTTP ERROR 404

Aparentemente eu coloquei corretamente as pastas conforme vc indicou, olha como esta meu diretório webapps:

ubuntu@ip-172-31-7-252:/var/lib/tomcat8/webapps$ ls META-INF resources WEB-INF

Estão as pastas corretas?

Uma observação importante é que eu também realizei o mesmo procedimento em minha maquina local e o Tomcat também retornou 404 para o meu localhost:8080

Tambem já tentei utilizar virtual host no server.xml do Tomcat, porem sem sucesso.

Olá Fernando,

Desculpe, confundi o processo com o Apache Web Server.

Fiz o teste no Tomcat aqui e deu certo, tente remover o diretório ROOT presente no webapps, esse diretório ROOT é que tem a página inicial do Tomcat, exporte seu projeto para ROOT.war, depois transfira para a home do servidor da Amazon.

Depois siga o mesmo processo de levar o projeto até o diretório webapps, nesse momento você deve ter o projeto ROOT descompctado no webapps, com isso você deve colocar :8080 e acessar a aplicação no browser, os outros passos seriam iguais.

Abs

Boa tarde Rafael,

Funcionou com :8080 aehh!! Agora só esta faltando funcionar o redirecionamento da porta :( Eu executei o código no servidor e salvei com iptables-save

foi gerado a seguinte confirmação:

Completed on Thu Jan 18 16:35:44 2018

Generated by iptables-save v1.6.0 on Thu Jan 18 16:35:44 2018

*nat :PREROUTING ACCEPT [0:0] :INPUT ACCEPT [0:0] :OUTPUT ACCEPT [1:88] :POSTROUTING ACCEPT [1:88] -A PREROUTING -p tcp -m tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-ports 8080 -A PREROUTING -p tcp -m tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-ports 8080 -A PREROUTING -i eth0 -p tcp -m tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-ports 8080 COMMIT

Completed on Thu Jan 18 16:35:44 2018

O problema é que mesmo aparentando ter ocorrido tudo certo, eu ainda não consigo acessar apenas com www.x10d.com.br

Se não for abusar muito de sua boa vontade, vc teria alguma ideia de porque não funcionou?

Será que eu preciso fazer um reboot na instancia para poder ser aplicada a alteração?

solução!

Oi Fernando,

Uma sugestão, tente confirmar se o grupo de segurança está liberando o acesso a porta 80, uma vez que a porta 80 está liberada tente colocar direamente o endereço IP da instância e veja se já é redirecionado para a aplicação, se com o endereço IP da instância você deve conseguir acessar a aplicação pelo domínio que está vinculado ao valor desse endereço IP.

Abs

Depois que adicionei a regra da porta 80 a URL funcionou perfeitamente :D

Muito obrigado Rafael por sua excelente ajuda!

Aproveito para dizer que gosto muito de assistir suas aulas.

Parabéns pelo ótimo trabalho.

Flw

Olá Fernando,

Muito obrigado, fico muito contente em saber que você gosta das minhas aulas :)

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software