Olá, pessoal! Compartilho com vocês a forma como estruturei minha rotina de estudos atual, aplicando os seis níveis da Taxonomia de Bloom revisada para conciliar minha transição de carreira para a área de Dados/IA com minha rotina de músico profissional.
1. Mapeamento de Estratégias por Nível da Taxonomia
- Lembrar (Memorizar): Uso de repetição espaçada (Anki) para fixar conceitos teóricos de Python/SQL e solfejo mental/visualização de partituras longe do instrumento para decorar repertório de audições (ex: Concertos de Mozart e Strauss).
- Compreender: Assistir às aulas da Alura em velocidade acelerada (1.5x) com foco na transcrição textual e leitura de documentações para entender a lógica por trás de novas bibliotecas.
- Aplicar: Resolução imediata de exercícios práticos ("Faça como eu fiz") no Google Colab, codificação de scripts em Python e execução de rotinas técnicas de articulação e agilidade diretamente no meu instrumento.
- Analisar: Decomposição de erros de sintaxe no terminal/Colab e isolamento de passagens complexas de semicolcheias nas partituras, quebrando os compassos difíceis em variações de ritmos para identificar a raiz do problema mecânico.
- Avaliar: Revisão crítica do meu próprio código no Git/GitHub e autojulgamento da clareza e sincronia da minha articulação musical (língua-dedo) gravando meus próprios treinos para checar a performance.
- Criar: Desenvolvimento de projetos de portfólio reais (como automações e análises de dados utilizando APIs) e construção de interpretações musicais seguras e consistentes sem dependência da partitura.
2. Meu Cronograma Semanal Otimizado
Dividi minha rotina em blocos diários de alta performance, equilibrando a carga cognitiva e o gerenciamento de energia:
| Período | Blocos de Estudo e Treino | Nível de Bloom Focado |
|---|---|---|
| Manhã (08:30 - 10:00) | Ajustes e Correções Estruturais do TCC | Analisar, Avaliar e Criar |
| Manhã (10:00 - 12:30) | Trilha de TI (Geração Caldeira / Santander) | Compreender, Aplicar e Criar |
| Tarde (14:00 - 15:00) | Trompa Bloco 1: Técnica Focalizada e Agilidade | Lembrar, Aplicar e Analisar |
| Tarde (15:15 - 16:15) | Trompa Bloco 2: Repertório de Orquestra e Memorização | Lembrar, Avaliar e Criar |
| Final da Tarde (17:30) | Treino de Academia (Musculação / Corrida) | Gerenciamento de Energia |
Insights da Experiência
Percebi que antes eu passava muito tempo nos níveis baixos da taxonomia (apenas lembrando e compreendendo ao assistir vídeos ou ler partituras no automático). Ao forçar a transição para os níveis de Aplicação, Análise e Criação (resolvendo desafios com as mãos no teclado e estudando trechos musicais com os olhos fechados), meu rendimento e velocidade de aprendizado dispararam, algo fundamental para bater os prazos apertados que tenho este mês!