2
respostas

Meu código não funciona

Removido a pedido do usuario.
2 respostas

Olá, Segue alguns comentários sobre o código. No seu código ele nunca está executando as funções bolinhaVoltando(); e bolinhaIndo(); pois no if e else que colocou, ele só vai executar um caso o valor de X seja maior que 600 e o outro caso o valor de X seja menor que 20. Como você inicializou a variável x como x = 20; sua função nunca vai rodar. Mesmo se você inicializar a variável menor que 20, por exemplo x = 0; a sua bolinha só irá se movimentar para a direita (bolinhaIndo();) até x = 20;, já que na condições que foi colocada no código, não tem execução do movimento da bolinha no intervalo de x >= 20 && x <= 600.

var x = 20;
if (x > 600) {
            bolinhaVoltando()
        } else if ( x < 20 ) {
            bolinhaIndo();
        }

Acrescentando, no código, a chamada da função bolinhaVoltando() está faltando o ponto e virgula no final ( ; ). Apesar de funcionar sem, seria bom já incluir.

Mantive exatamente o seu código e fiz um pequeno ajuste, para o mesmo funcionar. Adicionei uma variável do sentido, inicializando como 1

 var sentido = 1;     //Sentido da esquerda para a direita. ->

Abaixo a função atualizaTela() ajustado:

    function atualizaTela() {
        if (x > 600) {        //Se a posição horizontal da bolinha for maior que 600
          sentido = -1;        //Sentido da direita para a esquerda <-
        } else if ( x <= 0 ) {    //Se a posição horizontal da bolinha for menor ou igual a 0
          sentido = 1;         //Sentido da esquerda para a direita ->
        }
        if (sentido == -1){
          bolinhaVoltando();    //Bolinha anda da direita para a esquerda
        }
        else if (sentido == 1){
          bolinhaIndo();    //Bolinha anda da esquerda para a direita
        }
    }

Segue o código completo ajustado:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script type="text/javascript">

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'white';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela(){

        pincel.clearRect(0,0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var sentido = 1;

    function bolinhaIndo() {    
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x++;
    }

    function bolinhaVoltando(){
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x = x - 1;
    }

    function atualizaTela() {
        if (x > 600) {
          sentido = -1;
        } else if ( x <= 0 ) {
          sentido = 1; 
        }
        if (sentido == -1){
          bolinhaVoltando();
        }
        else if (sentido == 1){
          bolinhaIndo();
        }
    }
    setInterval(atualizaTela, 20);
</script>

Deu certo?