Boa tarde, Eduardo!
Acho que o código tenha desconfigurado a formatação quando você postou aqui, mas eu fiz da seguinte forma para funcionar:
print("Fase 1\n")
resultado = 440 # Resultado esperado da conta
total_de_tentativas = 3 # N° máximo de tentativas que o usuário tem
for rodada in range(total_de_tentativas): # Para cada rodada no total de tentivas faça:
print(f'Tentativa {rodada + 1} de {total_de_tentativas}') # Printa o número da tentativa atual do total de tentativas
chute = int(input('Quanto é 88 x 5?\nR: ')) # Rece o chute do usuário com um input e já converte para int na hora da atribuição à variável
print(f'Você digitou {chute}') # Mostra qual foi o chute do usuário
if(chute == resultado): # Se o chute for igual ao resultado print:
print("Você Acertou!\n") # Acertou
else: # Se não:
print("Você Errou!\n") # Errou
print("Próxima fase!")
Dando esse resultado:
Se me permite tenho uma dicas para falicitar um pouquinho: na hora de colocar o for
, não precisa colocar de 1 até o n° de tentativas + 1. Como o total_de_tentativas
já é 3, podemos passar somente essa variável para o range()
do for
que ele automaticamente faz o loop de 0 até o total_de_tentativas
definido!
Sabemos que o input nos devolve uma string (str) quando atribuímos ele a uma variável, tendo que converter para int ou float, dependendo do número que você espera receber, posteriormente. Para facilitar o processo podemos converter o input
em int
ou float
diretamente no seu recebimento, basta colocar a conversão por fora como fiz no exemplo acima.
Deixei o código todo com comentários para facilitar a explicação!
Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode falar!
Se tiver ficado claro peço que marque o tópico como resolvido para eu saber que deu certo, por favor!
Bons estudos :)