Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Talvez não esteja funcionando pois esta função esta misturada com a "funcion draw", na mesma chave. Chame a função separada em uma nova chave, deve funcionar assim { }
function verificacolisaoborda() { if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) { velocidadeXBolinha *= -1; } }
Revisei e Revisei, mas não vi diferença para o que escrevi e para o que o professor escreveu.
Não sei pq o seu não está funcionando.
Mistério!! kkk
Outra hora eu volto para ver se achou o problema.
Sucesso na sua jornada!!
Salve Alisson, eu acho que teu codigo ta dando problema pq o teu if ta metade em uma linha e metade em outra, deixa ele inteirinho assim:
if(xBolinha > width || xBolinha < 0) {
//codigo
}
Eu testei com o meu código na outra linha, igual ao dele, e o meu não deu problema.
Mas não custa tentar. rs
Não entendi a causa do problema.
Boa noite.
No meu code, fazendo igualzinho ao professor (aula antiga, pode ter mudado versão do sketch.Ajax que é usado para RODAR os blocos) o ERRO que aparecia grifado e que impedia o código de rodar certinho apontava que os parâmetros de percurso da bolinha em width (profundidade/largura da quadra) e heigth (altura da quadra) não tinha sido definidas definidas. Olha como fica o code, depois de definir os parâmetros:
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diamBolinha = 20;
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
width = 600;
heigth= 400;
function setup() {
createCanvas(600,400);
}
function draw() {
background(0);
circle(xBolinha, yBolinha, diamBolinha);
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
if (xBolinha > width || xBolinha < 0){
velocidadexBolinha *= -1;
}
if (yBolinha > heigth || yBolinha < 0){
velocidadeyBolinha *= -1;
}
}Rodando prefeito.
oi alisson intenta com esse if (xBolinha + raio> width || xBolinha - raio< 0){ velocidadeXBolinha *= -1;
Cara o meu tinha travado também .... como resolvi... apenas coloquei em minusculo. Ex: Estava ... velocidadeXBolinha ou VelocidadeYBolinha
Escrevi em minusculo
velocidadexBolinha e velocidadeyBolinha
Como demonstrado no seu print existe essa mistura nos códigos entre o maiusculo e minusculo . Espero ter ajudado
Show.