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Meu código, com as funções.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // variável auxiliar para percorrer posição do array
    var raio = 10;


    function desenhaCirculo(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (evento.shiftKey){
                raio = raio + 10; //incrementa raio em 10
        } 

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();    
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
   }

   function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // inicializa array para posição 0 cor blue
        }

        alert('Cor selecionada: ' + cores[indiceCorAtual]);
        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
        }
    tela.onclick = desenhaCirculo;
    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
2 respostas

Olá, Thiago! Tudo bem por aí?

Muito bom, sua solução está correta, e seu código ficou muito bem estruturado, parabéns!

Caso tenha alguma dúvida não deixe de compartilhar.

Bons estudos e até mais!

excelente , copiei seu codigo muito bem estruturado

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