<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // variável auxiliar para percorrer posição do array
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (evento.shiftKey){
raio = raio + 10; //incrementa raio em 10
}
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // inicializa array para posição 0 cor blue
}
alert('Cor selecionada: ' + cores[indiceCorAtual]);
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>