Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Meu código

Como sou iniciante na área, passei o dia todo tentando fazer sozinha rsrsrs No final, parece que deu certo!

def jogar():

print("***************************")
    print("BEM VINDO AO JOGO DA FORCA!")
    print("***************************")

palavra_secreta = "banana"
    palavra_secreta = palavra_secreta.upper()
    letras_certas = ['_', '_', '_', '_', '_', '_']

tentativas = 6
    erros = 0

print("\nA palavra secreta é {}:\n".format(letras_certas))
    print('Você tem {} tentativas para descobrir a palavra secreta!\n'.format(tentativas))

while (tentativas >= 0 and erros <= 6):
        chute = input('Digite uma letra:\n')
        chute = chute.upper().strip()

if (chute in palavra_secreta):

index = 0
            for letra in palavra_secreta:
                if (chute == letra):
                    letras_certas[index] = letra
                index += 1
            print(letras_certas)

if(chute not in palavra_secreta):
            print('A letra escolhida não existe na palavra secreta. Você possui {} tentativas.'.format(tentativas -1))
            tentativas -= 1

if(tentativas == 0):
                print('\nSuas chances acabaram!! Você não descobriu a palavra secreta.')
                print(' ---------------------- FIM DE JOGO -------------------------')
                break
        if('_' not in letras_certas):
            print('\nParabéns!!! Você descobriu a palavra secreta!!')
            print('---------------- FIM DE JOGO -----------------')
            break

if __name__ == "__main__":
    jogar()
3 respostas
solução!

Olá Ana, tudo bem com você?

Meus parabéns pela dedicação e empenho colocando o que está aprendendo com os cursos da Alura, fico feliz que tenha escolhido a Alura nessa jornada de aprendizado e desenvolvimento. O código apresentado está funcionando conforme o esperado, meus parabéns.