9
respostas

meu cmd não executa o php

C:\Users\amand>php -a 'php' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Alguém poderia me ajudar? Executou 1 vez, depois que fechei e abri novamente, parou de funcionar.

9 respostas

Olá, Amanda. Você adicionou o caminho da pasta do PHP baixada na sua variável de ambiente PATH?

Comigo aconteceu a mesma coisa. Fiz o download, extraí o arquivo numa pasta de mesmo nome e adicionei a variável de ambiente PATH. Dei ok, fechei tudo, mas ao executar o prompt ele não reconhece quando digito php.

Digita no seu cmd o seguinte comando e posta a saída aqui, por favor?

echo %PATH%

Eu excluí tudo e refiz a operação e deu certo. Porém aos executar os programas eu tenho que colocar a instrução php -f antes do nome do arquivo.

Que erro acontece se você não adiciona o -f?

Aparece a seguinte mensagem:

C:\Users\Bruno Lima\eclipse-workspace\php-primeiros-passos>php decisoes.php
'php' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Quando executo com o php -f vai normal:

C:\Users\Bruno Lima\eclipse-workspace\php-primeiros-passos>php -f decisoes.php
Voc s pode entrar se tiver 18 anos ou mais ou a partir de 16 anos acompanhado

Isso acontece no mesmo cmd, Bruno? Na mesma hora, sem mudar nada no ambiente, só adicionando o -f? Eu, sinceramente, nunca vi isso na minha vida.

Era no mesmo cmd. Mais uma vez excluí tudo e incluí de novo e agora está funcionando normalmente. Estou utilizando o Eclipse, a única coisa que fiz a mais foi direcionar a pasta onde está o arquivo php.ini no eclipse. Não sei se isso tem algo a ver, mas enfim, deu certo e estou conseguindo acompanhar tudo igualzinho as vídeo aulas. Sinceramente eu não sei o que fiz de errado nas vezes anteriores. Muito obrigado pela preocupação e ajuda! O curso está muito bom!

Que bom que no final conseguiu, Bruno. :-D

Bons estudos.

Amanda, você continua com problema?