2
respostas

Meu arquivo nao aparece no terminal

Alguém pode me ajudar? Nao encontro meu arquivo advinhacao no terminal. Ao tentar localiza-lo receber essas mensagens:

MacBook-Air-de-Fernando:~ Fernando$ pwd /Users/Fernando MacBook-Air-de-Fernando:~ Fernando$ cd PycharmProjects MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$ ls Jogos MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$ python3 advinhacao /usr/local/Cellar/python/3.7.7/Frameworks/Python.framework/Versions/3.7/Resources/Python.app/Contents/MacOS/Python: can't open file 'advinhacao': [Errno 2] No such file or directory MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$

IMPORTANTE: No Pycharm, não sei porque motivo foi criada uma subpasta chamada VENV na pasta jogos. O arquivo advinhacao está lá e roda normalmente no Pycharm.

Muito obrigado

2 respostas

VENV é o ambiente virtual de python criado para ser utilizado pelo seu projeto dentro do PyCharm (essa configuração de uso do ambiente virtual é feita no momento da criação do projeto). Trocando em miúdos: Você não utiliza a versão do python que está instalado no seu sistema operacional e sim uma versão "própria" para o seu projeto (arquivos necessários para o ambiente virtual ficam da pasta venv). Isso quer dizer que se precisar importar algum bilbioteca python no ambiente de desenvolvimento que utiliza ambiente virtual e apresentar algum erro de compatibilidade de versão, você não terá a versão python do seu OS prejudicada pelas instalações/desinstalações. Isso ajuda muito em projetos mais complexos (principalmente para machine learning).

Quanto ao seu arquivo, verifique o nome e o diretório(entrar em jogos) digitado: MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$ python3 advinhacao

Seria o correto digitar com a extensão: python3 adivinhacao.py ou

python adivinhacao.py (caso tenha instalado a versão mais recente, ver na documentação da versão que está utilizando)

Pode saber mais em: https://docs.python.org/3/library/venv.html

Muito obrigado Albert.