3
respostas

Meu arquivo nao aparece no terminal

Alguém pode me ajudar? Nao encontro meu arquivo advinhacao no terminal. Ao tentar localiza-lo receber essas mensagens:

MacBook-Air-de-Fernando:~ Fernando$ pwd /Users/Fernando MacBook-Air-de-Fernando:~ Fernando$ cd PycharmProjects MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$ ls Jogos MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$ python3 advinhacao /usr/local/Cellar/python/3.7.7/Frameworks/Python.framework/Versions/3.7/Resources/Python.app/Contents/MacOS/Python: can't open file 'advinhacao': [Errno 2] No such file or directory MacBook-Air-de-Fernando:PycharmProjects Fernando$

IMPORTANTE: No Pycharm, não sei porque motivo foi criada uma subpasta chamada VENV na pasta jogos. O arquivo advinhacao está lá e roda normalmente no Pycharm.

Muito obrigado

3 respostas

Oi Fernando, tudo bem?

Entre na pasta Jogos: cd Jogos

Ative o ambiente virtual(Pasta venv):

source venv/bin/activate

Coloque a extensão .py para executar o arquivo:

python3 advinhacao.py

Sobre a pasta VENV: ela criada para que o Pycharm consiga isolar nosso projeto do nosso computador para que as dependências utilizadas no projeto fiquem apenas nele e não globalmente na máquina. E toda vez que formos executar o código fora do Pycharm temos que ativar esta "pasta" para que possamos trabalhar com as dependências do projeto em questão.

Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços e bons estudos!

Oi, Fernando.

Quando você cria um novo projeto no Pycharm (assim como em outras IDEs) ele pergunta qual versão do python você quer rodar. Alguns também perguntam se você quer criar um ambiente virtual (que é o que aconteceu com você). A pasta venv foi criada pelo virtualenv.

O problema aí é que acho que você salvou seu arquivo python dentro da pasta do venv. O ideal é que você abra o arquivo e clique em salvar como (talvez o atalho seja ctrl+shift+s) e salve na pasta acima a venv (que é a pasta do seu projeto). Porém, fazer só isso não vai resolver seu problema. Para rodar o arquivo .py no terminal, você terá que ativar o ambiente virtual criado. Para isso, antes de rodar, você terá que navegar até a pasta do projeto e usar o seguinte comando (para linux, mas acho que é o mesmo para mac):

source venv/bin/activate

depois disso você poderá rodar seu programa com

python3 advinhacao.py

e, para que o terminal volte ao ambiente do python instalado na máquina, você terá que utilizar o comando:

deactivate

Note, que quando um ambiente virtual está ativado (no seu caso o venv) no terminal aparece uma marcação (venv).

Existe um curso sobre ambientes virtuais aqui na alura . No entanto, acho que por enquanto você só precisa corrigir o local onde salvou o arquivo e tentar rodar no próprio Pycharm.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado!