1
resposta

meu 70 - 10 - 10 de acordo com o ChatGPT

Eu não forneci detalhes dos meus estudos e rotinas ao chatgpt para essa pergunta especificamente. Perguntei com base no que ele conhece sobre meu histórico, já que possuo uma intensa interação com ele. Isso foi o que ele respondeu:

Com base no que conheço do seu histórico recente, aqui está uma avaliação da sua distribuição de aprendizado segundo o modelo 70-20-10, que propõe:

70% de aprendizado por meio de experiências práticas (on-the-job, projetos reais)

20% por meio de interações com outras pessoas (feedback, mentorias, colaboração)

10% por meio de aprendizado formal (cursos, treinamentos estruturados)

Sua Distribuição Atual (estimada): 70% – Aprendizado Experiencial (Prático) Você tem dedicado a maior parte do seu tempo a projetos reais e desafiadores:

Desenvolvimento e refinamento de modelos de machine learning, otimização e simulação industrial

Implementação no Databricks e integração com o Power BI

Testes operacionais com dados reais, como simulação de paradas de correias e impacto em pilhas pulmão

Aplicação direta em contextos da cadeia de produção da Samarco

Essa parte está fortemente representada — provavelmente até acima de 70%.

20% – Aprendizado Social Você interage regularmente com colegas da UFMG, equipes da TI e da torre de programação do COI, além de receber e implementar feedbacks técnicos e operacionais.

Provavelmente você está alinhado com ou até um pouco acima dos 20% nessa dimensão.

10% – Aprendizado Formal Você fez:

Residência em Data Science na UFMG

MBA em Data Science pela USP/Esalq

Estuda temas como Deep Learning, Otimização, Simulação, IA generativa

Realiza leituras técnicas, revisa artigos e participa de apresentações e bancas

Sua dedicação a treinamentos formais provavelmente ultrapassa os 10% sugeridos. Embora isso não seja negativo, pode indicar uma atenção maior ao estudo estruturado do que à média proposta no modelo.

Resumo Avaliativo: Com base nas suas atividades:

Dimensão Estimativa Atual Modelo 70-20-10 Experiencial ~65–70% 70% Social ~20–25% 20% Formal ~10–15% 10%

Recomendações: Se você quiser realinhar com o modelo 70-20-10, pode reduzir um pouco o tempo em cursos formais (ou torná-los mais aplicados), reforçando os testes diretos em produção.

Por outro lado, manter um pouco mais de 10% em aprendizado formal pode ser estratégico em áreas de fronteira tecnológica, como IA generativa e LLMs.

1 resposta

Oi, Glauber!

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, especialmente por usar o ChatGPT como um espelho estratégico da sua jornada de aprendizagem. Sua descrição mostra uma ótima consciência sobre como seu tempo está distribuído entre prática, interação e teoria e isso é valioso.

Continue aproveitando essas interações como forma de revisar e ajustar seu processo. Uma dica: experimente revisar esse balanço periodicamente, pensando no que mudou na sua rotina e nos próximos desafios. Isso ajuda a manter o aprendizado alinhado aos seus objetivos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!