1
resposta

Métricas Logged Users - valor exato sem o increase

Na Aula 2.1, usamos as métricas personalizadas da aplicação.

Só que o increase, não traz o valor exato da métrica.

Sabendo que que o Logged Users é um contador que só cresce, teria como saber a diferença do ultimo minuto exato? Exemplo:

auth_users_total (nesse exato momento) = 100; auth_users_total (há exatamente um minuto atrás) = 98.

Sabendo disso que sei que exatamente 2 usuários logaram na minha aplicação, diferente do increase, que faz uma conta que não me parece trazer um valor real.

1 resposta

Oi, Willian Tudo bem?

Willian, o uso dessa métrica esta relacionado a função a increase, que agrega o valor de crescimento da métrica por segundos dentro do range de tempo especificado, sendo assim, caso vocẽ queira verificar o número de usuários autenticados nos últimos 5 minutos ou no último minuto, basta fazer conforme definido em aula:

Número de usuários logados com sucesso nos últimos 5 minutos

increase(auth_user_sucess_total[5m])

Número de usuários logados com sucesso no último minuto

increase(auth_user_sucess_total[1m])

Para saber o último munito dentro de um datapoint de 5 minutos

increase(auth_user_sucess_total[5m:1m])

Um ponto importante para pensarmos, é que existe o scrape time, e que a métrica não reflete exatamente um valor exato como um log, ela depende do momento da coleta e normalmente trabalha com arredondamentos e extrapolações, então, é comum que exista em alguma pequena diferença em algum momento, dependendo do tempo de coleta.

Sugiro que você valide todas informações passadas na documentação oficial do Prometheus, as explicações da documentação são bem interessantes e servem como o melhor complemento ao conteúdo das aulas.

Segue aqui o link da documentação oficial, utilizada para a criação do curso, com o trecho especifico sobre a função increase.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software