Porque não usar somente o método POST?
Porque não usar somente o método POST?
Oi Dirley, tudo bem ?
Falando em questão semântica, temos mais métodos no protocolo http.
Get, Post, Put, Delete, Patch e alguns outros que não valem entrar aqui por hora.
Boa noite Dirley,
A resposta do Matheus Brandino explica muito bem a utilidade de cada método, mas quero também deixar aqui minha contribuição especificamente para o método GET.
O método GET, como é apresentado no curso e dito pelo instrutor, ele aparece sempre como parâmetros na URL do site.
Ex: alura.com.br/exemplo?chave=valor
Veja que como faz parte da URL, ela tem uma grande utilidade quando você precisa guardar por algum motivo os mesmos parâmetros de envio. Por exemplo, se você estiver assistindo um vídeo no YouTube, e quiser enviar para um amigo mas apenas a partir de um determinado minuto do vídeo, você consegue exatamente por causa do método GET. Veja no link que acabei de pegar em um vídeo da Alura:
https://youtu.be/D8rGA6XmJYI?t=3m12s
Perceba que existe o parâmetro "t", que pouco importa pra nós usuários qual é o nome, mas lá internamente no YouTube é preparado para assim que a pessoa entra no vídeo, já cai direto no minuto 3:12. O mesmo vale para compartilhar uma pesquisa no Google, colocar algum site parametrizado com algo importante pra você nos favoritos, e por ai vai.
Como o protocolo HTTP não guarda estado, ou seja, qualquer informação que enviarmos para um servidor será descartada assim que a conexão acabar, o método POST acaba tendo pouca utilidade nessa questão de reaproveitamento.
No começo é um pouco confuso mesmo, também me lembro de realizar perguntas referente à utilidade dos métodos, mas com o tempo e a experiência acaba ficando bem claro onde e quando usar cada um.
Espero ter ajudado, e bons estudos!