1
resposta

Metodos estaticos

Boa noite, eu entendi o funcionamento de metodos utilizando o static, no caso conseguimos instanciar metodos sem a necessidade de instanciar o objeto. No inicio do curso de exceções para exemplifcar a pilha de execução, são declarados dois metodos estáticos, o main chama o primeiro que em seguida chama o segundo, isso soa como procedural mas imagino que neste caso seja mais para exemplificar mesmo a questão da pilha de execução. O que eu gostaria de saber que não consegui imaginar é onde isso no mundo profissional é usado, em um sistema real, teria algum exemplo concreto para que a função do static ficasse mais clara para mim?

1 resposta

João,

Um método STATIC pertence à classe e não ao objeto, ou seja, você não precisa instanciar um objeto, você chama o método apenas com o nome da classe.

Existem situações onde não há necessidade de ter objetos.

A classe Math é um bom exemplo. Ela possui métodos static. Não há necessidade de instanciar objetos de Math.

Espero ter ajudado.

Abs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software