10
respostas

Métodos de aprendizagem que eu utilizo

Eu gostaria de compartilhar com vocês que alguns métodos de aprendizagem que eu uso, sendo eles:

• Ensinar eu mesmo ou alguém aquela atividade, teoria, etc.;
  • Aprender a atividade desde o início, gosto de mapear todo o caminho que deve ser seguido, antes de apenas salvar a página final, por exemplo;
  • Acredito que lendo em voz alta eu não me perco na leitura, conseguindo fixar o que eu tenha lido;
  • Falando em leitura, se eu estiver lendo alguma história ou conteúdo, gosto de resumir o que eu lembro antes de iniciar a leitura novamente.
10 respostas

Ola Gabriel. Obrigado por compartilhar os métodos que você usa. Sou aluno também do curso. Concordo que eles ajudam. Compartilho uma forma que eu vejo de aprendizagem, vejo jovens utilizando, que é o uso do mapa mental , quando as ideias são colocadas numa folha e linkadas ou esquematizadas com as outras ideias, para ajudar na compreensão. Um abraço, Décio.

Olá, Gabriel e Décio. Obrigado pelas dicas de aprendizado. Mapa mental eu já tinha ouvi falar, porém, nunca utilizei. Saberia dizer se existe algum app ou software que ajude na criação dele? Grato, Bruno

Olá, Bruno! Espero que esteja bem.

Sobre a sua dúvida, acho que o Miro pode te ajudar. Link de acesso: https://miro.com/pt/ Com ele você consegue utilizar algumas ferramentas para fazer organogramas, kanban. Inclusive desenvolver possíveis mapas mentais.

Ola Gabriel,

Eu não conhecia o miro.com . Muito obrigado pela dica. Valeu mesmo!

Eu tb não conhecia... grato, Gabriel.

Adorei sua postagem sobre métodos de aprendizagem, Gabriel. Me identifiquei com todos eles.

Eu também utilizo um método que é compartilhar o que aprendi com alguém que tenha interesses em comum com a área que estou estudando. Com isso, a pessoa costuma fazer indagações sobre o assunto, o que me desafia a querer aprender mais. Ter alguém junto com a gente em um caminho de aprendizado é muito estimulante, na minha opinião.

Olá, Mariana! Você trouxe uma observação que eu não tinha reparado. Realmente, é muito satisfatório quando alguém realiza o questionamento e você consegue responder ele, ou sabe onde procurar a resposta. Concordo com o seu ponto de vista. Sucesso!

Olá Gabriel, também me identifiquei com seus métodos de aprendizagem. Eu gosto de participar de comunidades para tirar dúvidas e ficar atualizado sobre o tema. Assim, posso ajudar colegas com dificuldades que eu já tenha superado, perguntar sobre situações que eu esteja com dúvidas e acompanhar a resolução de problemas de outras pessoas. Além disso, mantenho o tema "vivo" na minha rotina.

Que bacana, Silviane! Achei muito interessante o que você apresentou. Em quais redes você tem acesso às comunidades? Seria um Discord? Sucesso!

Exatamente, costumo fazer pelo Discord. Muito obrigada, sucesso também!