Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Métodos combinados - Scrumban

Boa tarde!

Como organizar reuniões utilizando os métodos Scrum e Kanban concomitantemente?

2 respostas
solução!

Olá Lilian,

depende um pouco sobre quais partes de cada um dos frameworks você vai adotar. Em um dos times da caelum que adotamos tanto Scrum quanto Kanban, a gente manteve a parte das sprints do Scrum, de ter ciclos de 2 semanas e as cerimônias de planning, review e retrospectiva ocorrendo em cada ciclo. E combinamos isso com a estratégia do Kanban de controle do WiP e algumas metrificações.

Mas se você for adotar os padrões de fluxo unico/contínuo do Kanban, ai o conceito de sprint do Scrum e algumas das suas cerimônias caem por terra. Tanto que tem até uns posts do Celso Martins sobre como implantar o fluxo unificado. Só que nada impede do time continuar realizando cerimônias do Scrum como a retrospectiva de tempos em tempos, por exemplo.

Isso mesmo, Agile e Lean tem origens diferentes, mas muitas vezes tratam do mesmo assunto com abordagens diferentes. Sem dúvidas há semelhanças entre Scrum e Kanban. Como exemplo, ambos se beneficiam das importantes reuniões diárias para melhorar a comunicação e aumentar a colaboração dentro de um grupo de trabalho.

Essa flexibilidade com Kanban é possível porque Kanban em si não é um processo, mas sim uma explicação do seu processo atual, e este pode ser Scrum, RUP, Extreme Programming, DSDM, Crystal, XPTO ou simplesmente a forma que a sua empresa já trabalha hoje, não importando o rótulo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software