Bom dia,
Estou com duvidas com os métodos que retornam algum "valor" , como é a sintaxe ? Por exemplo quando eu preciso que ele retorne o resultado de uma conta que ele fez ? Como eu acesso/faço para atualizar essa informação no "main" ?
Bom dia,
Estou com duvidas com os métodos que retornam algum "valor" , como é a sintaxe ? Por exemplo quando eu preciso que ele retorne o resultado de uma conta que ele fez ? Como eu acesso/faço para atualizar essa informação no "main" ?
Oi Gabriel, bom dia.
A sintaxe é bem intuitiva, olhe um exemplo abaixo.
class A {
public static void main(String[] args){
int a = 2;
int quadrado;
quadrado = calculaQuadrado(a);
System.out.println(quadrado);
}
static int calculaQuadrado(int a){
return a*a;
}
}
Acho que entendi, nesse exemplo você atribuiu o retorno do metodo para a variavel "quadrado" certo ? Existe algum outro modo de eu criar esse metodo para que o proprio metodo já realize isso ? por exemplo, colocar como retorno "return quadrado = a*a ;" ? Eu posso fazer isso ?
Foi isso que fiz sim (respondendo sua primeira pergunta).
Em sua última pergunta você quer dizer desse jeito?
return quadrado = a*a;
}
Sim, está certo também ? Se for já entendi, muito obrigado
Nesse caso específico não estaria certo pois a variável quadrado pertence apenas ao escopo da main, e não da calculaQuadrado.
Um outro jeito mais detalhado de se fazer seria:
class A {
public static void main(String[] args){
int a = 2;
int quadrado;
quadrado = calculaQuadrado(a);
System.out.println(quadrado);
}
int quadrado;
quadrado = a*a;
return quadrado;
}
}
Para utilizar o retorno do "metodo" é preciso criar uma variável no método main e armazena-lo nela... Caso eu precise usar esse valor mais pra frente ? Por exemplo eu conseguiria printar direto assim "System.out.println(calculaQuadrado(a));" ?
Sim, você conseguiria fazer esse System.out sem problema algum do jeito que escreveu.
Então está tudo entendido! muito obrigado!
Nada :)