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Métodos Ágeis para equipes de desenvolvimento e suporte

Pessoal,

Como podemos implantar uma metodologia ágil em equipes pequenas que além de desenvolvimento precisam dá suporte ao cliente?

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Olá Ângelo, Independentemente da metodologia, esses processos dependem muito das pessoas. A metodologia ágil prega que a equipe deve ser multidisciplinar, logo, certamente em equipes pequenas haverá a acumulação de papéis. Mas independentemente disso, nada lhe impende de fazer uma mescla de metodologias. Use o kanbam por exemplo para expor as atividades, se tiver uma equipe multidisciplinar e auto-gerenciada, melhor ainda. Além disso, faça reuniões diárias, além de reuniões pré e pós sprint.

Olá Angelo e Renato. Já vi algumas diferentes abordagens para esse problema:

1) Equipes que revezam semanalmente quem ficará responsável pelo suporte ao usuário (geralmente uma pessoa)

2) Equipes que colocam nas estimativas uma reserva de tempo para realização de suporte ao usuário, a fim de que as interrupções não causem problemas no orçamento do tempo para realização das atividades

Na minha opinião, o mais interessante é que se tente permitir que esse suporte ao usuário impacte o mínimo possível as atividades de desenvolvimento, ou que caso isso não seja possível, isso fique muito bem documentado e controlado, até mesmo pra que posteriormente possa se justificar a contratação de uma pessoa ou até mesmo da reserva de um analista apenas para o atendimento ao usuário.

solução!

Na minha opinião a metodologia ágil para equipes pequenas pode delimitar o tempo e tipo de interação com o suporte ao usuário/cliente, uma vez que teremos os papeis bem definidos, mesmo com a acumulações de papeis a interação entre os times será mais coeso e dinâmico para as atividades e para o suporte.

Valeu pessoal. Boa ideias para se pensar e aplicar aqui!!

Também gostei das opiniões!