Pessoal,
Como podemos implantar uma metodologia ágil em equipes pequenas que além de desenvolvimento precisam dá suporte ao cliente?
Pessoal,
Como podemos implantar uma metodologia ágil em equipes pequenas que além de desenvolvimento precisam dá suporte ao cliente?
Olá Ângelo, Independentemente da metodologia, esses processos dependem muito das pessoas. A metodologia ágil prega que a equipe deve ser multidisciplinar, logo, certamente em equipes pequenas haverá a acumulação de papéis. Mas independentemente disso, nada lhe impende de fazer uma mescla de metodologias. Use o kanbam por exemplo para expor as atividades, se tiver uma equipe multidisciplinar e auto-gerenciada, melhor ainda. Além disso, faça reuniões diárias, além de reuniões pré e pós sprint.
Olá Angelo e Renato. Já vi algumas diferentes abordagens para esse problema:
1) Equipes que revezam semanalmente quem ficará responsável pelo suporte ao usuário (geralmente uma pessoa)
2) Equipes que colocam nas estimativas uma reserva de tempo para realização de suporte ao usuário, a fim de que as interrupções não causem problemas no orçamento do tempo para realização das atividades
Na minha opinião, o mais interessante é que se tente permitir que esse suporte ao usuário impacte o mínimo possível as atividades de desenvolvimento, ou que caso isso não seja possível, isso fique muito bem documentado e controlado, até mesmo pra que posteriormente possa se justificar a contratação de uma pessoa ou até mesmo da reserva de um analista apenas para o atendimento ao usuário.
Na minha opinião a metodologia ágil para equipes pequenas pode delimitar o tempo e tipo de interação com o suporte ao usuário/cliente, uma vez que teremos os papeis bem definidos, mesmo com a acumulações de papeis a interação entre os times será mais coeso e dinâmico para as atividades e para o suporte.
Valeu pessoal. Boa ideias para se pensar e aplicar aqui!!
Também gostei das opiniões!