1
resposta

Metodologias e padrões de cursos na Alura.

Já fiz alguns cursos de várias linguagens e python até alguns de data science com python, acredito que a plataforma poderia buscar uma certa padronização nos cursos, sei que existem diferenças nos conteúdos e métodos dos instrutores mas não vejo problemas em existir um conteúdo programático para cada curso, se comparar com cursos de data science por exemplo lá existe até uma repetição de assuntos o que não é ruim considerando que ajuda na fixação do conteúdo. Um instrutor do curso de data science usando o google colabs e em seguida o anaconda inclusive forneceu um material no início dos módulos muito bem dividido e segmentado contendo todos os assuntos a serem utilizados e abordados durante as aulas, ótimo inclusive para fazer anotações durante a aula e consultas posteriores, não terminei nem o primeiro módulo deste e já está extremamente confuso, o requisito para banco de dados comentado na aula introdutória é frustrante pois não há nada discriminado em momento nenhum que SQL é pré requisito para este curso. Um artigo antecede este curso e nele é ensinado a instalar o python e django, na aula é dito para não instalar o django pelo prompt do windows (justamente o oposto de como é instruído no artigo). O curso é de 2020, estamos na metade de 2022 e um assunto que considero tão relevante para uma linguagem que cresceu tanto parece estar muito defasado na assistência aos problemas apresentados, é bem complicado quando se paga uma plataforma de ensino e precisamos procurar soluções em youtube, entendo a busca de soluções e aprendizados fora da Alura mas basta uma consulta nos fóruns para verificar que alguma coisa não está muito certa com esse. Outro ponto é a quantidade de perguntas honestas que vi pelo fórum com mais de dois meses de criação do tópico e nenhuma resposta, sendo o fórum o único local disposto pela plataforma a se tirar dúvidas. Se existe um discord da plataforma porque não há uma área dentro do discord para auxílio com as dúvidas onde se possa ter algum retorno mais ágil?

Apenas alguns pontos que gostaria de externar pois estava muito empolgado para conhecer o django tão comentado mas sinto que não consegui entender os porques do que foi feito até agora, como utilizar dois terminais, rodar o servidor antes de ter sido feito qualquer coisa realmente além da criação de pastas e arquivos, etc.

1 resposta

Concordo 100% com você. Diversos vídeos da plataforma estão extremamente defasados e com metodologias muito ruins. E sinceramente, vindo nesse vídeo em específico, digo que o maior problema é por parte do instrutor Guilherme Lima, não existe nenhuma didática por parte dele, sendo simplesmente escrevendo comando atrás de comando, com microcomentários do que se faz na hora. Não existe nenhuma didática satisfatória, nenhum vídeo introdutório que de fato introduza, não existe uma boa problemática a ser resolvida utilizando Django....

Eu particularmente vim fazer este curso por mera curiosidade, mas são estes cursos que me faz querer largar a Alura. Confesso que dos instrutores que já encontrei nesta plataforma, apenas dois ou três realmente trouxeram conteúdos que de fato foram satisfatórios para mim. Ao meu ver, a plataforma preza por ter + conteúdo sem se importar com a qualidade da didática. Lamentável.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software