2
respostas

Metodologias Ágeis -são ferramentas ou estruturas?

Ficou claro que as metodologias ágeis são para auxiliar na flexibilização de solução de problemas, muitas vezes complexos, Fiquei em dúvida se ao tratar das metodologias ágeis seria realmente correto tratá-las como ferramentas ou se seriam estruturas(frameworks)!?

2 respostas

Wilson, nesse caso entendo que o framework é um conjunto de ferramentas que você utiliza conforme sua necessidade, mas repare que para ter o resultado adequado é importante que use o máximo possível das ferramentas que compõem do Ágil.

Fazendo uma analógia, imagina que vc é um marceneiro e tem uma serra, a princípio com essa única ferramenta conseguiria trabalhar, mas para o trabalho sair de forma correta é necessário utilizar lápis e réguas para marcações, lixa para acabamento, então repare que quanto mais ferramenta utilizar mais a tendência de ter um resultado melhor.

Porém falou que utiliza conforme necessidade pois vc pode ter uma equipe pequena d+ com 2 desenvolvedores que um senta do lado do outro e conversam o dia inteiro e talvez possa deixar de fazer a cerimônia de daily.

Espero ter ajudado.

Oi Wilson, tudo bem? Então, complementando a analogia feita pelo Vitor (que gostei bastante) e trazendo um pouco mais de teoria... pesquisei um pouco sobre o termo metodologia e vou copiar aqui a melhor definição que encontrei :

"Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber." (Fonte: https://www.significados.com.br/metodologia/)

Portanto, não é nem uma estrutura nem uma ferramenta, mas sim um conjunto de métodos (ou caminhos) para se alcançar um objetivo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software