1
resposta

Metodologia Scrum pode ser usada em outras áreas?

Boa noite,

Venho fazendo as aulas da carreira de Agilidade da Alura e uma dúvida que vem martelando minha cabeça é: Posso aplicar a metodologia ágil em uma área que não trabalhe com tecnologia? Uma área que eu trabalhe com pessoas por exemplo?

Atualmente sou coordenador de atendimento ao cliente, e gostaria de saber se é possível fazer com que meu time seja mais ágil utilizando uma metodologia deste tipo.

Desde já agradeço.

1 resposta

Oi César,

Os métodos ágeis podem influenciar desde a maneira como um código de desenvolvimento é feito até toda a forma como uma empresa funciona.

Existem cada vez mais exemplos de aplicação desses métodos se expandindo em toda a cadeia produtiva ou até mesmo em empresas fora da área de TI, como no marketing e RH.

No domínio de Negócio se encontram os assuntos ligados aos produtos e objetivos da empresa: cálculos de ROI (Return On Investment) do produto e suas próximas funcionalidades, priorização, planejamento das próximas releases e eventualmente contratos no contexto ágil. Nesse domínio está a maior parte do conhecimento que o Product Onwer deve ter.

No domínio Cultural, o foco está nas relações humanas. Nesse domínio se encontram dois assuntos extremamente importantes para a agilidade: a quebra de paradigmas e a melhoria contínua. Além desses pontos, podemos destacar a auto-organização e a motivação dos indivíduos e times.

O domínio Organizacional é mais ligado a forma de trabalho do time: quais métodos o time usa, como é o ciclo de desenvolvimento, o processo iterativo e a distribuição das pessoas nos times.

No domínio Técnico há uma atenção para a forma como o trabalho é feito pelo time. A automação é um conhecimento fundamental nesse domínio, pois se reflete nos demais assuntos técnicos: qualidade, padrões, ferramentas etc…

Fez sentido?

Quando puder, conta pra gente. :)

Bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software