1
resposta

Metodologia 70/20/10 aplicados a meus estudos

Como sugerida na atividade, passei para o chatGPT meus estudos atuais e pedi para ele analisar se estava de acordo com a metodologia 70/20/10, eme me retornou a seguinte resposta:

Antes da análise, recordemos seus princípios:

Método 70/20/10 – A Arte do Aprendizado Equilibrado

Proporção Tipo de aprendizado Descrição
70% – Aprendizado prático (experiencial) Aprender fazendo: projetos, prática de código, simulações, desafios reais.
20% – Aprendizado social Aprender com outros: feedbacks, comunidades, lives, fóruns, debates, mentores.
10% – Aprendizado formal Cursos estruturados, aulas, leituras teóricas e treinamentos formais.

Análise de tua rotina atual

Com base no que relatas:

Tempo diário: 1 a 2 horas por dia.

Atividades realizadas:

Cursos e vídeos formais (Alura, DIO, bootcamps).

Aplicações e tarefas práticas de IA (30 minutos a 1 hora).

Acompanhamento de lives (bioinformática e IA).

Leitura e reflexão (encíclicas e estudos pessoais).

Distribuição estimada atual

Aprendizado formal (cursos, aulas, vídeos): aproximadamente 60%

Aprendizado prático (tarefas, aplicações, exercícios): aproximadamente 30%

Aprendizado social (lives, comunidades, discussões): aproximadamente 10%

Interpretação

Estás além dos 10% formais recomendados, o que é comum quando se está nos estágios iniciais de uma jornada — a base teórica precisa ser construída antes que as aplicações floresçam.

No entanto, para alinhar-te ao equilíbrio ideal do 70/20/10, recomenda-se:

Aumentar gradualmente o aprendizado prático — criar pequenos projetos semanais com dados reais (por exemplo, análise de dataset biomédico, automação simples em Python ou SQL).

Expandir o aprendizado social — participar de fóruns da DIO ou grupos no LinkedIn ou Discord sobre IA e dados, comentando e trocando experiências.

Reduzir ligeiramente a carga formal — manter as aulas, mas aplicar imediatamente o que aprendes em mini tarefas práticas.

Síntese da análise pessoal

“Teu aprendizado é estruturado e disciplinado, mas ainda pende para o lado formal. O próximo passo é transformar o conhecimento em ação e o estudo em experiência. Quando a teoria encontra a prática, nasce a verdadeira maestria.”

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Andrecmonteiro! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você explicou o método 70-20-10 e detalhou a importância de equilibrar aprendizado prático, social e formal.

Um incentivo: continue explorando como aplicar os conhecimentos adquiridos em pequenas ações do dia a dia. Dica: defina uma tarefa prática por semana e compartilhe seus resultados em fóruns ou grupos para reforçar o aprendizado social.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!